Segunda opção no SiSU e o desempenho acadêmico: uma análise a partir do efeito dos pares

Antunes, Paula Marca

Abstract:

 
A presente pesquisa tem como foco analisar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), uma das principais políticas públicas para a educação superior brasileira, a qual tem como objetivo a ampliação e democratização do ensino superior. Algumas dimensões acerca do SiSU já foram avaliadas em outros estudos, como os efeitos da política sobre a migração dos estudantes ou sobre a evasão, entretanto nessa pesquisa buscou-se analisar se a entrada de estudantes via segunda opção no SiSU gera algum reflexo no desempenho das turmas da Universidade Federal do Rio Grande, no período de 2014 a 2018, dos Cursos de Graduação (presenciais), Campus Carreiros e Saúde, a partir do efeito dos pares. Na literatura, o termo efeito dos pares é utilizado para definir a influência que um indivíduo tem sobre os demais e como isso afeta no comportamento alheio. Desta forma, para realização do estudo foi utilizado o modelo de painel de efeitos fixos como forma de controlar as heterogeneidades não observáveis e imutáveis relacionadas ao desempenho dos discentes. Os resultados encontrados na pesquisa corroboram com a literatura tradicional acerca do tema a qual aponta que indivíduos de maior desempenho afetam positivamente os colegas de baixo desempenho. Assim, a presença de discentes de segunda opção nas turmas influência de maneira positiva o desempenho dos colegas de primeira opção.
 
The fowling research focuses on the analyse of the System of Unified Selection (SiSU), one of the main educational public policies for the higher education in Brazil, which has as a main goal to expand and assist the democratization of the higher education. Some aspects about SiSU were already evaluated in some other studies, such as how the effects about the students migration`s policies or about the dropout rate, however in this present investigation we pursued to analyse whether the entry of students via second option in SiSU generates any impact on the performance of the classes at the Federal University of Rio Grande, from 2014 to 2018, in the Graduation courses (face-to-face), at the Carreiros and Health campuses, using the peer effect. In the literature the term peer effect is designated to define the influence that one individual has on the other and how this affects unrelated behaviours. Thus, to complete this investigation, the fixed effects in the panel data model was utilized as a way to control the not observable and immutable heterogeneities related to the performance of students. The outcomes originate in this research corroborate with the traditional literature about this topic which illustrated that individuals with higher performance have positive effects on the low-performing classmates. Thereby, the presences of students who are second option in the courses have positive influences in the performance of first option colleagues.
 

Show full item record

 

Files in this item