Abstract:
A presença de profissionais com formação superior em Administração é fundamental para uma gestão administrativa eficiente em qualquer tipo de organização, visto que são esses profissionais que possuem conhecimento técnico para tal. Ciente disso, após ser reestruturada, acadêmica e administrativamente, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) contratou Administradores para atuar em suas unidades acadêmicas (UAs), visando uma melhoria em seus processos de gestão. Neste sentido, esta pesquisa buscou analisar como vem sendo construída a legitimidade deste novo profissional na estrutura das unidades acadêmicas na FURG. O estudo se desenvolveu sob uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, pois buscou descrever a experiência de inserção dos Administradores nas UAs. O método utilizado na pesquisa foi o estudo de caso, visto que a pesquisadora analisou uma experiência social no seu próprio contexto, ou seja, a construção da legitimidade dos Administradores em seu ambiente de atuação: as unidades acadêmicas. A coleta de dados se deu através de pesquisa documental, observação, entrevistas semiestruturadas com os Administradores e aplicação de questionários aos diretores e/ou vice-diretores dessas UAs. Após a coleta, os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a inserção desses profissionais nas UAs se deu de forma problemática, pois essas unidades, seus diretores e demais servidores não foram preparados para a chegada do novo profissional. Além disso, não houve uma descrição adequada para as atribuições dos Administradores de UA, fazendo com que o processo de inserção e de aceitação desse profissional pelos demais fosse ainda mais difícil. A falta de uma delimitação clara de atribuições para o "fazer" nas unidades acadêmicas dificultou não só a inserção dos profissionais como também sua efetiva contribuição para a gestão administrativa. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que, para que os Administradores possam legitimar a si e suas práticas, atendendo efetivamente ao que foi proposto pela universidade quando das suas contratações - contribuir para uma melhoria na gestão administrativa das unidades, desonerando os diretores para que estes possam se dedicar mais as questões acadêmicas - , é necessário que seja criada uma descrição de cargo específica para o "fazer" na UA, que permita delimitar claramente as atribuições do Administrador, além da institucionalização formal do cargo e suas atribuições na estrutura da universidade.
The presence of professionals with higher education in Administration is fundamental for an efficient administrative management in any type of organization, since these professionals are the ones who have the technical knowledge to do so. Aware of this, after being restructured academically and administratively, the Universidade Federal do Rio Grande (FURG) hired Administrators to act in its Academic Units (UA's), aiming at an improvement in its management processes. In this sense, this research sought to analyze how the legitimacy of this new professional has been built in the structure of the academic units at FURG. The study was developed under a qualitative approach, descriptive in nature, because it sought to describe the experience of insertion of the Administrators in the UA's. The method used in the research was the case study, since the researcher analyzed a social experience in its own context, that is, the construction of the legitimacy of the Administrators in their working environment: the academic units. The data collection took place through documentary research, observation, semi-structured interviews with the Administrators and the application of questionnaires to the directors and/or deputy directors of these UAs. After collection, the data were analyzed using the content analysis technique. The research results showed that the insertion of these professionals in the UA's was problematic, as these units, their directors and other employees were not prepared for the arrival of the new professional. In addition, there was no adequate description of the duties of the UA Administrators, making the process of insertion and acceptance of this professional by the others even more difficult. The lack of a clear delimitation of the attributions for "doing" in the academic units made it difficult not only to insert professionals but also their effective contribution to administrative management. From the results obtained, it was concluded that, so that the Administrators can legitimize themselves and their practices, effectively meeting what was proposed by the university when hiring them contribute to an improvement in the administrative management of the units, relieving the directors so that they can dedicate themselves more to academic issues , it is necessary to create a specific job description for "doing" in the UA, which allows clear delimitation of the duties of the Administrator, as well as the formal institutionalization of the position and its duties in the structure of the university.