A gestão por competências no processo de remoção de servidores Técnico-administrativos em Educação : um estudo de caso com os Administradores da FURG

Costa, Luciana Vasconcelos da

Abstract:

 
Esta pesquisa buscou compreender a remoção a pedido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) ao questionar como a gestão por competências poderia contribuir para o processo de remoção dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) ocupantes do cargo de Administrador da Instituição. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar os diferentes instrumentos e práticas que podem compor uma política institucional de remoção, embasada na gestão por competências, aos referidos servidores. Para alcançar esse objetivo, identificou-se a metodologia utilizada atualmente pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) nos processos de remoção a partir da realização de uma pesquisa documental nos sites de 57 Instituições; examinou-se o movimento de quatorze IFES no direcionamento para a implantação do processo de remoção de servidores embasado na gestão por competências por meio de leitura flutuante e aplicação de um questionário aberto; investigou-se as remoções dos Administradores da FURG nos últimos cinco anos a partir de pesquisa documental e uma consulta a documentos internos da Instituição; identificou-se a metodologia utilizada nos processos dessas remoção com a realização de entrevistas estruturadas individuais com as gestoras da PROGEP, com Administradores que foram removidos e com gestores envolvidos em processos de remoção de Administradores, sendo os roteiros elaborados a partir das dúvidas de como o processo de escolha é feito pelos gestores e como o processo de remoção é visto e entendido pelos servidores, a partir de suas experiências, tendo como base, no que concerne às competências, o somatório de conhecimentos, habilidades e atitudes que agregam valor ao indivíduo e à organização, o conceito de entrega e o mapeamento das competências dos Administradores da FURG. Diante dos resultados, recomendou-se a ampla compreensão da remoção e foi sugerida a adesão de um manual que aborde as três modalidades de remoção, bem como a organização do fluxo do processo e a remodelação e criação de formulários. Além disso, sugeriu-se que o levantamento das competências dos Administradores da FURG seja observado no processo de remoção dos ocupantes desse cargo, tanto nas remoções de fluxo contínuo quanto nas realizadas através de edital. Ademais, esta pesquisa sugeriu dar preferência à publicação de editais, a criação de um banco de interesse para inserção dos dados dos servidores interessados na remoção e a análise da viabilidade de criação de um núcleo para a condução das movimentações. Por fim, ratificou-se a falta de padronização para condução das remoções dos servidores públicos federais e o direito do gestor público de análise do interesse público, da conveniência e da oportunidade diante da discricionariedade do ato de remoção e conclui-se que as incertezas quanto à atuação do profissional de administração poderiam ser amenizadas se a FURG considerasse o levantamento das competências dos Administradores, especialmente quanto aos critérios de decisão frente aos pedidos de remoção e à transparência do processo, contribuindo para a melhor alocação de pessoas em unidades com as quais se identificam.
 
This research sought to understand the removal by request at the Federal University of Rio Grande (FURG) by questioning how competence management could contribute to the removal process of Technical-Administrative in Education (TAEs) servants occupants of the position of Administrator of the Institution. This way, this study aimed to analyze the different instruments and practices that can compound an institutional removal policy, based on competence management, for the servants. To achieve this goal, the methodology currently used by Federal Institutions of Higher Education (IFES) in the removal processes was identified, based on a documentary research performed on the sites of 57 Institutions; the movement of fourteen IFES towards the implantation of the removal process of servants based on competence management was examined through floating reading and application of an open questionnaire; the removals of FURG's Administrators in the last five years were investigated through documentary research and a inquiry at the Institution's internal documents; the methodology used in these removal processes was identified through individual structured interviews with the PROGEPs managers, the Administrators who were removed and with managers involved in Administrator removal processes, with the scripts being elaborated from doubts about how the selection process is done by the managers and how the removal process is seen and understood by the servants, from their experiences, based on, regarding the competences, the sum of knowledge, skills and attitudes that aggregate value to the individual and to the organization, the concept of delivery and FURGs Administrators competences mapping. Before the results, a ample understanding of the removal was recommended and the adhesion of a manual that approaches the three removal modalities was suggested, as well as the organization of the process flow and the remodeling and creation of forms. Besides, it was suggested that the FURGs Administrators competences mapping should be observed in the removal process of the occupants of this position, both in continuous flow removals and in those conducted through public announcements. Furthermore, this research suggested, preferentially, to publish public announcements, the creation of an interest database for the insertion of data from civil servants interested in the removal and the analysis of the viability of creating a nucleus to the conduction of the movements. At last, the lack of standardization for the conduction of federal civil servants removals and the right of the public to analyze the public interest, convenience and opportunity before the discretion of the removal act was ratified and it is concluded that the uncertainties concerning the performance of the administration professional could be softened if FURG considered the Administrators competences mapping, especially regarding the decision of removal requests and the process transparency, contributing to the better allocation of people in units which they identify with.
 

Show full item record

 

Files in this item