Abstract:
O desenvolvimento econômico e, consequentemente, o aumento da degradação dos recursos naturais tem sido pauta de discussões nos últimos anos. A preocupação em relação aos danos provocados ao meio ambiente tem estimulado estudos na área, fazendo com que organizações públicas e privadas busquem alternativas para mitigar os impactos negativos, além de adotar práticas ambientalmente sustentáveis. As instituições de ensino superior, mais especificamente, por seu papel educacional e prático no caminho da sustentabilidade, estão entre essas organizações. Assim, buscou-se neste estudo analisar a relação entre a adoção de ações de sustentabilidade ambiental, no âmbito da FURG, e o seu impacto na instituição, sob a percepção da comunidade universitária. Através do desenvolvimento de um modelo e da aplicação de um instrumento de pesquisa elaborado com base na literatura estudada, analisou-se a percepção de 333 membros da comunidade universitária acerca das diferentes iniciativas ambientais praticadas pela FURG e como elas influenciam nos resultados ambientais da instituição. O questionário foi aplicado aos docentes, discentes e técnicos administrativos lotados no Campus Carreiros da FURG, durante os meses de julho e agosto de 2019. A partir da análise dos resultados, propôs-se um modelo contendo três fatores influenciadores das ações ambientais da Universidade, sendo eles: a Educação Ambiental, a Orientação Ambiental e as Políticas Ambientais. De maneira geral, a comunidade universitária percebe e avalia da melhor forma as iniciativas referentes à Educação Ambiental; entretanto, a partir da análise de regressão, identificou-se que os aspectos ligados à Orientação Ambiental e às Políticas Ambientais são aqueles que influenciam o sucesso da implementação das Ações Ambientais desenvolvidas na universidade. Constatou-se, ainda, uma correlação negativa significativa entre a efetividade das Ações Ambientais e o Impacto Ambiental Negativo. Considerando-se os resultados obtidos a partir das análises estatísticas, bem como das contribuições oportunizadas pela comunidade universitária (através de uma questão aberta presente no instrumento de pesquisa) e da literatura utilizada, foi elaborada uma proposta de intervenção na organização, sugerindo o desenvolvimento de ações, a elaboração de indicadores para melhor acompanhamento da efetividade das práticas ambientais realizadas e a ampliação da divulgação dos resultados e informações acerca dos temas gestão ambiental e sustentabilidade à toda comunidade universitária
The economic development and, consequently, the increase of natural resources degradation has been an agenda in the discussions of the past years. The concern in relation to environment damages has been pushed studies in the area doing public and private organizations to search for alternatives to mitigate the negative impacts, besides adopt environmentally sustainable practices. The superior education institutions, specifically, due its educational and practical role in the way of sustainability are among these organizations. Therefore, was searched in this study to analyze the relation between adopting environmental sustainability actions, in the FURGs ambit, and its impacts in the institution, under the university community perception. Through the development of a model and the application of a research instrument elaborated based in the studied literature, the perception of 333 members of the university about the different environmental initiatives practiced by FURG and how they influence in the environmental results of the institution were analyzed. The questionnaire was applied to professors, students and administrative technicians based on the FURGs Carreiros Campus during the months July and August 2019. From the results analyses was proposed a model containing three influencer factors of University environmental actions, being: The Environmental Education, the Environmental Orientation and the Environmental Politics. In general, the university community perceives and evaluates better the initiatives referring to the Environmental Education; however, from regression analyses was identified that the aspects linked to the Environmental Orientation and the Environmental Politics are those that influence the success of the implementation of the Environmental Actions developed by the University. Still, it was verified a significant negative correlation between the effectiveness of the Environmental Actions and the Negative Environmental Impact. Considering the results from the statistics analysis as well as the contributions provided by the university community (through an open question presented in the research instrument) and the based literature was developed a proposal of intervention to the organization, suggesting the development of actions, the creation of indicators to better follow up the effectiveness of the environmental practices performed and the enlargement of the results and information dissemination about the environmental management and sustainability to whole university community.