Show simple item record

dc.contributor.advisor Teixeira, Gibran da Silva
dc.contributor.author Cruz, Sibelle Cardia Nunes
dc.date.accessioned 2022-03-21T23:53:21Z
dc.date.available 2022-03-21T23:53:21Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation CRUZ, Sibelle Cardia Nunes. Acesso a programas institucionais e desempenho acadêmico : uma análise para Universidade Federal do Rio Grande- FURG. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Instituto de Ciências Econômicas. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10432
dc.description.abstract O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES tem como um dos seus objetivos democratizar as condições de permanência dos jovens no ensino superior através de medidas que viabilizem a igualdade de oportunidades e assim contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Sendo assim, este trabalho visa estimar o efeito do acesso aos programas institucionais de apoio estudantil, sobre o desempenho acadêmico dos alunos da graduação na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, para verificar se as medidas propostas pelo PNAES e adotadas pela universidade estão tendo o retorno esperado com relação ao rendimento curricular dos estudantes. Como estratégica empírica, foi adotado o método de Propensity Score Matching - PSM. Para realizar o pareamento, entre grupo tratado (beneficiados) e grupo controle (não beneficiados), foi construída uma base de dados contendo características observáveis (informações sobre os estudantes) e todos os benefícios oferecidos pela FURG. Através da comparação entre grupo tratado e controle, foi possível medir, com base nas características observáveis, o efeito dos benefícios sobre o desempenho acadêmico, esse efeito foi medido com base no coeficiente de rendimento e na nota média. Os resultados obtidos indicam que o fato do estudante ser beneficiário do PNAES faz com que seu rendimento acadêmico seja em média cerca de 16% superior ao dos demais alunos. pt_BR
dc.description.abstract The National Program of Student Assistance - PNAES has as one of its objectives to democratize the conditions of permanence of young people in higher education through measures that enable equality of opportunities and that contribute to improving the academic performance of students in situations of socioeconomic vulnerability. Thus, this study aims to estimate the effect of access to institutional student support programs on the academic performance of undergraduate students at the Federal University of Rio Grande do Sul - FURG, to verify if the measures proposed by the PNAES and adopted by the university are expected returns in relation to students' curricular performance. As an empirical strategy, the Propensity Score Matching (PSM) method was adopted. A database containing observable characteristics (information about the students) and all the benefits offered by FURG was constructed to pairing the treated group (benefited) and control group (not benefited). Through the comparison between treated and control groups, it was possible to measure, based on the observable characteristics, the effect of the benefits on the academic performance, this effect was measured based on the coefficient of yield and the average grade. The results indicate that the fact that the student is a beneficiary of the PNAES results in an average academic achievement of about 16% higher than the others students. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject PNAES pt_BR
dc.subject Desempenho Acadêmico pt_BR
dc.subject Propensity Score Matching pt_BR
dc.subject Academic Performance pt_BR
dc.title Acesso a programas institucionais e desempenho acadêmico : uma análise para Universidade Federal do Rio Grande- FURG pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

Show simple item record