Abstract:
A presente tese investiga a abordagem que quatro universidades públicas da Região Sul, em seus cursos de Letras em EaD, deram à disciplina introdutória dos estudos literários, independente do nome que tenha no quadro de sequência lógica de cada instituição. Para isso, foi solicitado o acesso à Plataforma Moodle. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram analisados os Letramentos literário e digital, com base nos materiais teóricos e nas obras utilizadas nas disciplinas, bem como nas atividades e nas ferramentas eleitas para a sua criação. O referencial teórico basilar tem como autores, para o letramento literário, Rildo Cosson (2006) e Graça Paulino (1998) e, com relação ao letramento digital, Lúcia Santaella (2007), entre outros. Por se acreditar que a manutenção e/ou a revisão do cânone literário estão intimamente relacionadas ao enfoque que os cursos de Letras dão à Literatura, esta pesquisa busca contribuir com as reflexões voltadas à área da História da Literatura.
This thesis investigates the approach that four public universities from the Southern Region, in their Distance Education Languages courses, gave to the introductory discipline of literary studies, regardless of the name it has in the logical sequence framework of each institution. For this, access to the Moodle Platform was requested. This is a qualitative research, in which the literary and digital literacies were analyzed, based on the theoretical materials and works used in the subjects, as well as on the activities and tools chosen for their creation. The basilar theoretical framework has as its authors, for literary literacy, Rildo Cosson (2006) and Graça Paulino (1998) and, for digital literacy, Lúcia Santaella (2007), among others. Because it is believed that the maintenance and/or revision of the literary canon are closely related to the focus that the Languages courses give to Literature, this research seeks to contribute with the reflections focused on the History of Literature area.