Discursos sobre ensino de línguas e cidadania na educação profissional: um gesto de leitura

Santos, Livia Ayter

Abstract:

 
Esta Dissertação tem por objetivo investigar o funcionamento discursivo dos dizeres de docentes atuantes em disciplinas técnicas de um Câmpus em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sobre a Educação Profissional e o ensino de línguas na modalidade nível médio técnico. A Análise de Discurso Pecheuxtiana é o aporte teórico escolhido para embasar a análise realizada a partir das referências teóricas assumidas – Michel Pêcheux (1988, 2012A, 2012B, 2014, 2015, 2020) e Eni Orlandi (1996, 2007A, 2007B, 2007C, 2012, 2020). A partir dos documentos oficiais sobre a Educação: Constituição Federal do Brasil, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Base Nacional Comum Curricular da área de Linguagens e a Lei 11.892/2008 de criação dos Institutos Federais, tomou-se a articulação entre os termos cidadania/trabalho como recorte para as sequências discursivas a serem analisadas. No batimento entre esses termos percebeu-se um funcionamento discursivo marcado linguisticamente pelo excesso de termos que retomam a técnica enquanto foco da prática pedagógica (ERNST-PEREIRA; MUTTI, 2011). A técnica, nesse corpus, assume efeitos de sentido relacionados à atuação profissional e às práticas pedagógicas o que aponta para uma formação discursiva capitalista que toma a função da instituição escolar de educação profissional como formadora para a prática profissional em detrimento da formação geral e o ensino de línguas como oportunidade de adquirir competências demandadas pelo mercado de trabalho globalizado (NOGUEIRA; DIAS, 2018). A formação discursiva capitalista materializa uma formação ideológica em que o excesso de determinados termos produz efeitos de sentido sobre a técnica e as competências a serem adquiridas pelos/pelas estudantes produz um apagamento de sentidos sobre cidadania enquanto reinvindicação política, reproduzindo, assim, os efeitos de sentido da cidadania para a produtividade (FRIGOTTO; CIAVATTA, 2003).
 
This dissertation aims to investigate the discursive functioning of the sayings of teachers working in technical disciplines on a campus at a Federal Institute of Education, Science and Technology on Professional Education and language teaching in the technical high school level modality. Pecheuxtian Discourse Analysis is the theoretical basis chosen to support the analysis carried out using such theoretical references as – Michel Pêcheux (1988, 2012A, 2012B, 2014, 2015, 2020) and Eni Orlandi (1996, 2007A, 2007B, 2007C, 2012, 2020). From the official documents on Education: Federal Constitution of Brazil, Law of Guidelines and Bases of Education, Common National Curriculum Base in the area of Languages and Law 11,892/2008 for the creation of Federal Institutes, the citizenship/work articulation of terms was taken as a cutout for the discursive sequences to be investigated. In the beat between these terms, a discursive functioning was noticed linguistically marked by the excess of terms that take up technique as the focus of pedagogical practice (ERNST-PEREIRA; MUTTI, 2011). The technique, in this corpus, assumes meaning effects related to professional performance and pedagogical practices, which points to a capitalist discursive formation that takes on the role of the professional education school institution as a trainer for professional practice to the detriment of general education and the teaching of languages as an opportunity to acquire skills demanded by the globalized labor market (NOGUEIRA; DIAS, 2018). Capitalist discursive formation manifests an ideological formation in which the excess of some terms produces meaning effects on technique and skills to be acquired by students. Then, there is an erasure of meaning effects about citizenship as a political claim, and thus, the meaning effects of citizenship for productivity are continually reproduced on social structure (FRIGOTTO; CIAVATTA, 2003).
 

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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)