Auditoria interna e gestão : estudo de caso em uma universidade federal à luz da Teoria Institucional

Dias, Letícia dos Passos Pereira

Abstract:

 
As auditorias internas inseridas nos órgãos da Administração Pública Indireta são ferramentas de apoio à gestão que, tendo por background o atendimento ao interesse público, buscam contribuir para o alcance dos objetivos institucionais, a partir de uma atuação voltada para a melhoria dos controles internos e da eficácia organizacional. Diante do poder de transformação social das universidades e da posição estratégica ocupada pelas auditorias internas, este estudo tem por objetivo geral analisar o processo de institucionalização da auditoria interna em uma universidade federal, na perspectiva de auditores e gestores. O estudo é desenvolvido à luz da Teoria Institucional, com apoio do modelo proposto por Tolbert e Zucker (1998). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e assume a forma de estudo de caso único. Para coletar os dados, foram realizadas entrevistas com auditores e gestores da alta administração e análise de documentos oficiais da universidade abrangida pelo estudo. Os resultados indicam baixa aderência ao estágio de habitualização e moderada aos estágios de objetificação e de sedimentação do processo de institucionalização, havendo evidências de isomorfismo coercitivo e normativo e de legitimidade regulativa e normativa. Verifica-se que a auditoria interna em estudo: possui boa estrutura física e capacidade técnica para desenvolver os trabalhos; mantém os procedimentos organizados e de acordo com leis e regulamentos; acompanhou o processo de modernização da atividade, direcionando o foco para os resultados organizacionais e que há apoio e reconhecimento por parte da alta gestão. Por outro lado, os resultados indicam que há necessidade de esclarecer as finalidades e a forma de atuação do setor na Universidade, sobretudo nas unidades acadêmicas, de incrementar o processo de acompanhamento das recomendações emitidas e de ampliar o acesso a programas e sistemas de informação, especialmente para cruzamento de dados e monitoramento de recomendações.
 
The internal audits inserted in the organs of the Indirect Public Administration are tools of support to the management that, based on the service to the public interest, seek to contribute to the achievement of the institutional objectives, based on an action focused on the improvement of internal controls and organizational effectiveness. Faced with the power of social transformation of universities and the strategic position occupied by internal audits, this study has a general objective to analyze the process of institutionalization of internal auditing in a federal university from the perspective of auditors and managers. The study is developed considering the Institutional Theory, with the support of the model proposed by Tolbert and Zucker (1998). As far as the methodological aspects are concerned, the research is of a qualitative nature and takes the form of a single case study. To collect the data, interviews were conducted with auditors and managers of top management and analysis of official documents of the university covered by the study. The results indicated low adherence to the stage of habitualization and moderate to the stages of objectification and sedimentation of the institutionalization process, with evidence of coercive and normative isomorphism and of normative and normative legitimacy. It is verified that the internal audit under study has a good physical structure and technical capacity to develop the work, which keeps the procedures organized and according to laws and regulations, which accompanied the process of modernization of the activity, directing the focus to the organizational results, and that there is support and recognition from top management. On the other hand, the results indicate that there is a need to clarify the purposes and the way the sector operates in the University, especially in academic units, to amplify the process of monitoring the recommendations and to improve access to information systems and programs, especially for cross-checking and monitoring recommendations.
 

Show full item record

 

Files in this item