Desenvolvimento e validação de um modelo de TI verde para Instituições Públicas de Ensino Superior

Brundo, Eduarda Rodrigues

Abstract:

 
A área de TI, com o passar do tempo, tem se mostrado como uma preocupação crescente para a sociedade, tendo em vista os diversos impactos ambientais proporcionados pelas mais diversas tecnologias presentes nas organizações, podendo citar problemas como o alto consumo de energia, o que contribui, também, para a emissão de gases, a quantidade de insumos não renováveis utilizados na produção de equipamentos de informática, o descarte de equipamentos obsoletos, entre outros problemas relevantes. A fim de atender a essa realidade, destaca-se o movimento da Tecnologia da Informação Verde - comumente chamada de TI Verde -, a qual pode ser caracterizada como pensar na Tecnologia da Informação de forma sustentável, através da definição e utilização de metodologias que auxiliem a preservação da natureza. No campo da Administração Pública, mais especificamente as Instituições Públicas de Ensino Superior, utilizam a TI em boa parte de suas atividades diárias, envolvendo ensino, pesquisa e a gestão dessas organizações. Nesse sentido, teve-se como objetivo nesta dissertação propor um modelo de TI Verde específico para as Instituições Públicas de Ensino Superior, de modo a orientar os gestores na seleção e adoção de diferentes práticas ligadas à área de tecnologia nas instituições onde atuam, tornando-as, dessa forma, mais sustentáveis, assim como auxiliar na melhoria dos seus processos organizacionais. Para isso, realizou-se um estudo fundamentado na Design Science, seguindo as etapas metodológicas da Design Science Research, em que se objetivou identificar modelos de TI Verde disponíveis na literatura para, em seguida, realizar adaptações aos modelos identificados, tendo em vista o contexto das Instituições Públicas de Ensino Superior e, posteriormente, validar o modelo proposto em uma Instituição Pública de Ensino Superior. Através da realização de entrevistas semiestruturadas e da aplicação de um questionário estruturado com quatro especialistas em Gestão Ambiental e Tecnologia da Informação, que atuam em instituições públicas de ensino, foi possível identificar lacunas e possíveis pontos de melhoria ou adaptações a serem implementadas no modelo preliminar selecionado, assim como confirmar a aplicação de práticas de TI Verde em instituições de ensino, juntamente com os possíveis investimentos necessários e retornos financeiros esperados. Por fim, realizou-se a demonstração e validação do modelo final junto a dois gestores de uma universidade federal, os quais confirmaram o atendimento a diferentes critérios estabelecidos e a aplicabilidade do modelo proposto ao ambiente para o qual foi projetado.
 
The IT area, over time, has shown itself to be a growing concern for society, in view of the various environmental impacts provided by the most diverse technologies present in organizations, including problems such as high energy consumption, which also contributes to the emission of gases, the amount of non-renewable materials used in the production of computer equipment, the disposal of obsolete equipment, among other relevant problems. In order to meet this reality, the Green computing movement stands out - commonly called Green IT - which can be characterized as thinking about Information Technology in a sustainable way, through the definition and use of methodologies that help the preservation of nature. In the Public Administration field, more specifically the Public Higher Education Institutions, use IT in a good part of their daily activities, involving teaching, research and the management of these organizations. In doing so, the aim of this dissertation was to propose a specific Green IT model for Public Higher Education Institutions, in order to guide managers in the selection and adoption of different practices related to the technology area in the institutions where they work, thus, making them more sustainable, as well as helping to improve their organizational processes. Thereunto, a study based on Design Science was performed, following the methodological steps of Design Science Research, in which the objective was to identify Green IT models available in the literature to then make adaptations to the identified models, considering the context of Public Higher Education Institutions and, later, to validate the proposed model in a Public Higher Education Institution. Through semi-structured interviews and the application of a structured questionnaire with four specialists in Environmental Resource Management and Information Technology, who work in public educational institutions, it was possible to identify gaps and possible points for improvement or adaptations to be implemented in the selected preliminary model, as well as confirming the application of Green IT practices in educational institutions, in addition to possible necessary investments and expected financial returns. At last, the demonstration and validation of the final model was performed with two managers of a federal university, who confirmed the fulfillment of different established criteria and the applicability of the proposed model to the environment for which it was designed.
 

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