Abstract:
O presente estudo teve por objetivo analisar a influência da Política de Cotas no desempenho no Enade dos cursos de graduação das Universidades Federais Brasileiras utilizando como indicador as notas dos cursos de graduação com e sem formandos cotistas. Para tanto, foram utilizados os resultados de todos os cursos de graduação avaliados pelo Enade nos anos de 2007, 2010 e 2013, anos correspondentes ao Eixo Formativo "Ano I: saúde, ciências agrárias e áreas afins" que compreende os seguintes cursos: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia. Para o pareamento entre as Instituições e controle de variáveis foram utilizadas as informações prestadas através do e-SIC pelas IFES, quais sejam: Número de Matriculados na Graduação, Número de Matriculados na Pós-Graduação, Número de Docentes, Número de Técnicos Administrativos em Educação (TAE), Número de Bibliotecas, Número de Cursos de Graduação, e Número de Cursos de Pós-Graduação. Para o tratamento dos dados foi utilizado o Método das Diferenças em Diferenças - DD. Com a análise dos resultados foram detectados efeitos positivos significantes da adesão à Política de Cotas no desempenho de 3 cursos de graduação: Fisioterapia, Medicina e Serviço Social. Por outro lado, foi constatado impacto negativo e significante no curso de Agronomia. Também se verificou impacto Positivo no "Tratamento 1" e Negativo no "Tratamento 2" em dois cursos: Educação Física e Fonaudiologia e, por fim, foi constatado que em 50% dos cursos analisados: Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição e Zootecnia, não apresentaram diferenças estatisticamente significativa entre os grupos avaliados. Para esses seis cursos, mesmo especificando a relação causal de quatro maneiras diferentes, utilizando-se controle de variáveis observáveis, com controle de efeitos fixos das IFES e dos Campus, não foram encontradas evidências que corroborem com a relação causal do efeito das cotas sobre o desempenho dos cursos no Enade.
The present study had the objective of analyzing the influence of Quota Policy on the performance in Enade of undergraduate courses of Brazilian Federal Universities using as indicator the grades of the undergraduate courses with and without quota trainees. In order to do so, the results of the courses evaluated by Enade in the years 2007, 2010 and 2013 were used, years that correspond to the Training Axis "Year I: health, agrarian sciences and related areas", which includes the following courses: Agronomy, Physical Education, Nursing, Pharmacy, Physiotherapy, Speech Therapy, Medicine, Veterinary Medicine, Nutrition, Dentistry, Social Work, Occupational Therapy and Zootechnics. For the matching between the Institutions and control of variables, the information provided through the e-SIC by the IFES were used, namely: Number of Enrolled Graduates, Number of Enrolled Post-Graduates, Number of Teachers, Number of Administrative Technicians in Education (TAE), Number of Libraries, Number of Undergraduate Courses, and Number of Post-Graduate Courses. For the treatment of the data the Differences in Differences - DD method was used. With the analysis of the results, significant positive effects of the adherence to the Quotas Policy were detected in the performance of 3 undergraduate courses: Physiotherapy, Medicine and Social Work. On the other hand, it was verified a negative and significant impact in the course of Agronomy. Positive impact on "Treatment 1" and Negative in "Treatment 2" was also observed in two courses: Physical Education and Fonaudiology and, finally, it was recognised that 50% of the analyzed courses: Nursing, Pharmacy, Veterinary Medicine, Dentistry, Nutrition and Animal Science did not present statistically significant differences among the groups evaluated. For these six courses, even specifying the causal relationship in four different ways, using observable variable control with fixed effects control of the IFES and the Campus, no evidence was found to corroborate the causal relation of the effect of quotas on the performance of courses at Enade.