Gestão democrática e social : um estudo sobre o papel participativo da comunidade escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande

Costa, Anderson Alexandre

Abstract:

 
As vertentes teóricas que procuram descentralizar as decisões gerenciais, com o objetivo de legitimar a opinião da sociedade, são chamadas de gestão democrática e social. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, baseado na abordagem educacional e por obrigatoriedade via legislação busca adotar essas práticas democráticas. Dessa maneira, essa pesquisa buscou analisar a participação da comunidade escolar do IFRS - Campus Rio Grande diante da gestão democrática e das práticas da gestão social, por meio da análise documental e pesquisa de levantamento com participação de docentes, técnico-administrativos e discentes. Como resultados, verificou-se que houve uma grande participação (através do voto) de todos os segmentos nos processos eleitorais de escolha de Diretor-Geral e Reitor, porém, verificou-se uma redução geral de candidaturas para o conselho superior e de campus. No caso dos servidores, essa diminuição não afetou a representatividade em reuniões, porém no caso dos discentes verificou-se que por muitas vezes não houve representante presente nas reuniões. Quanto aos motivos elencados pelos participantes, os servidores, demonstraram maior interesse na participação dos processos democráticos e apontaram a existência de alguma falha por parte da instituição na questão de repassar as deliberações. Já no segmento discente, verificou-se um baixo grau de interesse na participação das comissões, apesar de acreditarem que o atual modelo de representatividade seja um bom modelo. Dentre as considerações finais, foram propostas sugestões de melhoria para a instituição, tais como: a melhoria da forma de divulgação das deliberações e de reuniões futuras, a possibilidade de realização de assembleias em horários intercalados e a criação de uma cultura participativa ao demonstrar a importância da participação da comunidade acadêmica.
 
The theoretical perspective, searching to decentralize management decisions, to legitimize the opinion of society, its called Democratic and Social Management. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - IFRS, based on the educational approach, guided by the autonomy and the sharing of responsibilities between those involved in the school, seeks to allow this democratic experience. In this perspective, this research looked for analyze the scholar community participation from IFRS - Rio Grande campus according to democratic management and the social management practices, through a documental analysis and a survey research with the teachers, technical-administrative and students participation.As results, it was verified that there was a great participation (through the vote) of all segments in electoral processes to select Director and Dean, however it was verified a general reduction of candidatures to Superior Counsel and Campus Counsel. With the servers, that decrease didn't affected the representativeness in meetings, however with the students it was verified that there was often no representatives presents at the meetings. About the reasons given by the participants, the servers manifested a bigger interest to participate of democratic processes and indicated some problem with the deliberation relay by the organization. In the student segment, it was identified that was a low degree of interest in the participation of deliberative commissions, although they affirmed to believe that the current representative model was a good model. Among the final considerations, suggestions for improvement were proposed for the institution, such as: improving the dissemination of deliberations and future meetings, the possibility of holding meetings at interspersed times and the creation of a participatory culture by demonstrating the importance of participation.
 

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