Abstract:
Os Molhes da Barra do Rio Grande, na desembocadura do estuário da Lagoa
dos Patos, sofreram recentemente modificações que aumentaram o seu
comprimento, tornando-os simétricos, mais afunilados e convergentes. Estudos tem
reportado que a construção ou modificação de infraestruturas costeiras afetam a
dinâmica da região, que por conseguinte pode influenciar o transporte e distribuição
de propriedades ou organismos no estuário. A corvina, Micropogonias furnieri, é um
peixe com ovos e larvas planctônicos e ciclo de vida estuarino-dependente que têm
importância econômica para a pesca regional. Nesta tese, eu estudo o efeito da
mudança nos Molhes da Barra no transporte de ovos e larvas da corvina para o
estuário da Lagoa dos Patos (ELP). O transporte foi simulado com o modelo
hidrodinâmico TELEMAC-3D acoplado a um módulo de partículas passivas. Duas
categorias de simulações foram feitas com características extremas de vazão e
situações controladas de ventos. A primeira, meramente hidrodinâmica, considerou
forçantes dinâmicas extremas de vazante características durante a ocorrência de
eventos ENOS (El Niño Oscilação Sul), para análise das mudanças hidrodinâmicas
ocorridas entre a antiga e a nova configuração dos Molhes da Barra. Posteriormente,
foram realizadas simulações controladas com ventos SW, S e SE com 5 (cinco) dias
de duração no mês de janeiro dos mesmos anos, acoplando partículas passivas à
componente hidrodinâmica. Os resultados demonstraram que as modificações feitas
nos Molhes da Barra reduziram a extensão da intrusão salina na nova configuração.
De forma similar, mudanças na estrutura da estratificação lateral, bem como o seu
tempo de ocorrência foi reduzido em cerca de um terço da antiga para a nova
configuração dos Molhes da Barra. Um atraso no início da estratificação lateral foi
observado em função do vento incidente, estabelecendo-se primeiro durante os
ventos SW, seguido dos ventos S e posteriormente o vento SE. Este atraso foi
sempre maior na nova configuração para os 3 ventos. Pequenas mudanças no
ângulo de incidência bem como redução em cerca de 20% da intensidade das
velocidades de corrente, tanto de enchente como de vazante, foram constatados,
assim como uma centralização parcial do fluxo ao longo do canal de navegação. As
mudanças hidrodinâmicas ocorridas refletiram sobre o transporte de ovos e larvas,
constatando-se uma redução da abundância e extensão da incursão para o interior
do estuário com a nova configuração dos Molhes da Barra. A redução também foi
percebida na distância média percorrida pelas larvas ao final de cada dia de
simulação. Os resultados do estudo são os primeiros a reportar as mudanças
ocorridas no transporte de ovos e larvas da corvina após as recentes obras de
modernização e servem de base para estudos posteriores associados a aspetos do
ciclo de vida da espécie. Associados a outros estudos já feitos na região, estes
resultados servem de base para a compreensão e tomada de medidas de gestão
para contornar o cenário de declínio dos estoques pesqueiros no estuário e região
costeira adjacente à Lagoa dos Patos
The Molhes da Barra jetties, at the mouth of Patos Lagoon estuary, have recently
undergone modifications that have increased their length, making them symmetrical,
more tapered and convergent. Studies have reported that construction or
modification of coastal structures affects the dynamics of regional circulation, which
can therefore influence the transport and distribution of properties and organisms in
the estuary. The croaker, Micropogonias furnieri, is an estuarine dependent fish with
planktonic eggs and larvae, which has economic importance for regional fisheries. In
this thesis, I study the influence of the changes in the Molhes da Barra jetties on the
transport of croaker eggs and larvae to the Patos Lagoon estuary (PLE). Transport
was simulated using the TELEMAC-3D hydrodynamic model coupled to a passive
particle module. Two categories of simulations were performed with extreme flow
characteristics and controlled wind situations. The first, purely hydrodynamic,
considered extreme run-off conditions characteristic of periods of ENSO events, to
analyze the differences between the old and the new configuration of the Molhes da
Barra jetties. Subsequently, controlled simulations with SW, S and SE winds lasting
5 (five) days in January of the same years were carried out, coupling passive
particles to the hydrodynamic component. Results showed that the modifications
made to the Molhes da Barra jetties reduced the extent of saline intrusion in the new
configuration. Similarly, changes in the structure of the lateral stratification, as well as
on its time of occurrence, were reduced by about one third in the new configuration of
the jetties. A delay in the beginning of lateral stratification was observed due to the
incident wind, establishing itself first during the SW winds, followed by the S winds
and then the SE wind. This delay was more evident in the new configuration. Slight
changes in the angle of incidence as well as a reduction of about 20% in the intensity
of the current speeds of both flood and ebb flows and a partial centralization of the
flow along the navigation channel were observed. The hydrodynamic changes
influenced the transport of eggs and larvae, with a reduction in the abundance and
extension of the incursion into the estuary with the new configuration of the jetties.
The reduction was also noticeable in the average distance traveled by the larvae at
the end of each day. Results of this study are the first to report the changes in the
transport of eggs and larvae of the croaker after the recent modernization works and
serve as a basis for further studies associated with respect to the species' life cycle.
Associated with other regional studies, these results can be used as a basis for
understanding and taking management measures to circumvent the scenario of
declining fishing stocks in the estuary and coastal region adjacent to Patos Lagoon