Desenvolvimento de pessoas por competências no contexto das IFES: um projeto piloto no universo dos administradores da FURG

Souto, Camila Estima de Oliveira

Abstract:

 
O debate sobre competências trouxe para as universidades federais uma alternativa para o aprimoramento dos servidores e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Diante disso, esse estudo se dispôs a elaborar um projeto piloto no contexto dos administradores da FURG, com o objetivo de identificar as competências pertinentes à função de administrador para seu posterior desenvolvimento profissional no contexto da FURG. A proposta de um projeto-piloto vincula-se a uma necessidade de se experimentar uma metodologia que utilize a noção de competência de uma forma aderente às demandas da universidade, no sentido da efetiva melhoria do desempenho do trabalho. O estudo foi desenvolvido sob o ponto de vista da dimensão profissional, com o entendimento de que a competência profissional pressupõe uma ampliação da área de atuação do trabalhador, superando o modelo do "posto de trabalho", mas conservando sua unidade e coerência profissional (ZARIFIAN, 2012). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e orientada de acordo com o método da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Participaram da pesquisa os TAEs ocupantes do cargo de Administrados da FURG e suas chefias (diretores e pró-reitores), na qualidade de pares. Como resultado, foi desenvolvido um plano de ação contendo o conjunto de competências identificadas para a função de administrador, o que contempla tanto as áreas de competência como o detalhamento dos graus de complexidade por área, bem como a indicação de temas/ ações necessárias para o seu desenvolvimento profissional, para que sejam posteriormente organizadas no Plano Anual de Capacitação dos TAEs da FURG. O plano também contempla obstáculos a serem superados na prática do trabalho afim de proporcionar que capacidades aprendidas possam ser melhor utilizadas.
 
The competence debate has brought to federal universities an alternative for the improvement of the staff and, consequently, for the improvement of the quality of the services provided to the public. In view of this, the present study proposes to elaborate a pilot project in the context of FURGs administrators, with the objective of identifying the competencies pertinent to the function of the administrator for his/her professional development later in the university context. The proposal of a pilot project is related to a need to try out a methodology that uses the notion of competence in a way that adheres to the demands of the university, in the sense of effectively improving work performance. The study was developed from the point of view of the professional dimension, with the understanding that professional competence presupposes an extension of the employees area of work, surpassing the "job" model, while retaining its unity and professional coherence (ZARIFIAN , 2012). Regarding the methodological aspects, the research is qualitative and oriented according to the action research method (THIOLLENT, 2011). Participating in the survey were administrative technicians in education (ATEs) occupying the position of FURG Administrators and their superiors (Directors and Deans), as peers. As a result, an action plan was developed containing the set of competencies identified for the administrator function, which includes both the areas of competence and the detailing of degrees of complexity per area, as well as the indication of themes/actions necessary for the their professional development, so that they are later organized in the FURG Annual ATE Training Plan. The plan also contemplates obstacles to be overcome in the practice of work in order to assure that learned skills can be better utilized.
 

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