Abstract:
Essa dissertação se propõe a discutir e analisar, sob o viés dos Novos Estudos de Letramento
(Street, 2014), o potencial pedagógico da prática de jogar o RPG Neverwinter Nights: Enhanced
Edition para a aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, o trabalho considera o RPG como
um espaço para prática de letramento; uma prática social, múltipla e diversificada que constitui
a identidade e a personalidade dos que o jogam. A análise do potencial pedagógico da prática
de jogar RPG é feita através da observação de seis princípios de boa aprendizagem de Gee
(2004, 2005 e 2013), os princípios da Identidade, Interação, Produção, Riscos, Customização e
Agência. Esses princípios são encontrados em “bons jogos” e na boa aprendizagem. A pesquisa
é de cunho etnográfico-qualitativo e caracteriza-se pelo enfoque interpretativo (Teis D. T. e Teis
M. A., 2006) ao analisar os dados de cinco sujeitos que participaram da pesquisa em busca
desses princípios. Os sujeitos gravaram suas sessões de jogos e compartilharam as múltiplas
conexões multimidiáticas que realizaram durante o estudo. Ao final da pesquisa empreendida,
foram encontrados todos os princípios de boa aprendizagem de Gee na prática social de jogar e
em todas outras práticas multimidiáticas relacionadas a ela, o que atesta fortemente o potencial
pedagógico dos RPGs devido ao enorme interesse e imersão dos sujeitos em contextos
multimidiáticos que têm a língua inglesa como um dos principais recursos para construção de
sentido. O potencial pedagógico do RPG dá-se devido aos caminhos multimidiáticos que os
sujeitos perpassam, e é uma consequência das identidades que os sujeitos criam ao interagir,
conviver e produzir nesses ambientes ricos em língua inglesa.
This dissertation aims to discuss and analyze, through the perspective of the New Literacy
Studies (Street, 2014), the pedagogical potential of playing the RPG Neverwinter Nights:
Enhanced Edition. For this purpose, the work considers the RPG as a space for the literacy
practice; a social, multiple and diversified practice that constitutes the identity and personality
of those who play it. The analysis of the pedagogical potential of the practice of playing RPG
is performed through the observation of six principles of good learning by Gee (2004, 2005 and
2013), the principles of Identity, Interaction, Production, Risks, Customization and Agency.
These principles are found in “good games” and good learning. The research is of an
ethnographic-qualitative nature and is characterized by an interpretive approach (Teis D. T. and
Teis M. A., 2006) when analyzing data from five subjects who participated in the research in
search of these principles. Subjects recorded their gaming sessions and shared the multiple
multimedia connections they had during the study. At the end of the research, all of Gee's
principles of good learning were found in the social practice of playing and in all other
multimedia practices related to it, which strongly attests to the pedagogical potential of RPGs
due to the enormous interest and immersion of the subjects in multimedia contexts that use the
English language as a way of constructing meaning. The pedagogical potential of the RPG is
due to the multimedia paths that the subjects go through, and it is a consequence of the identities
that the subjects create while interacting, living and producing in these environments filled with
the English language.