dc.contributor.advisor |
Brisolara, Luciene Bassols |
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dc.contributor.author |
Moraes, Kellen Benites de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2022-06-08T20:17:28Z |
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dc.date.available |
2022-06-08T20:17:28Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.citation |
MORAES, Kellen Benites de Oliveira. As atividades de compreensão auditiva na aquisição dos aspectos fônicos do espanhol: análise de livros didáticos destinados ao ensino médio. 2022. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10490 |
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dc.description |
Dissertação de Mestrado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo almeja salientar a importância do ensino da pronúncia e da variação
linguística a partir de análise de atividades de compreensão auditiva, disponíveis na
coleção didática de espanhol, Sentidos en lengua española, de Luciana Maria Almeida de
Freitas e Elzimar Goettenauer de Marins Costa, destinada ao 1o, 2o e 3o ano do ensino
médio, da rede pública da cidade de Rio Grande, e também apresentar propostas
complementares à coleção, a fim de mostrar aos professores como poderiam ser
desenvolvidos, em sala aula, tanto os aspectos fônicos como a variação linguística do
espanhol a partir de atividades auditivas disponíveis nos livros didáticos. Nossa
perspectiva é a de que o aluno que conhece os aspectos fônicos da LE certamente terá
mais segurança ao produzir os sons da língua estrangeira, para isso, ele deve ter maior
proximidade com o idioma através de recursos auditivos, que servirão para compreender
a língua e para praticar o idioma. A pesquisa tem como base os documentos orientadores
da educação: Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio (2018), Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013), Parâmetros Curriculares Nacionais
(2000), Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), bem como os estudos
de Hualde et al. (2010), Alvar (2009a), Alvar (2009b), Lipski (2009) e Gil Fernández
(2007), que abordam a variação linguística e a fonologia do Espanhol. O estudo revela
que as atividades de compreensão auditiva e relativas à oralidade possuem espaço
reduzido nos livros analisados, diferentemente das atividades de compreensão leitora e
escrita que aparecem em maior quantidade. Também, identificamos que os aspectos
fônicos do espanhol e a abordagem da variação linguística não são abordados nos livros,
embora apareçam recursos que poderiam contribuir para este ensino. Esperamos que o
estudo auxilie no ensino/aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira, no sentido
de enfatizar os recursos auditivos como meios de ensino da oralidade da língua. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aims to highlight the importance of teaching pronunciation and linguistic
variation by analyzing listening comprehension activities available in the Spanish didactic
collection: Sentidos en lengua española, written by Luciana Maria Almeida de Freitas
and Elzimar Goettenauer de Marins Costa. This research is focused on the 1st, 2nd and 3rd
of high school in the public education system of the city of Rio Grande. We also present
complementary proposals to the collection to show teachers how the phonic aspects and
linguistic variation of Spanish could be developed in the classroom using the listening
activities available in the textbooks. Our perspective is that the student who knows the
phonic aspects of LE will certainly have more confidence when producing the sounds of
the foreign language. For this reason, the student must have greater proximity to the
language through auditory resources, which will serve to understand the language and to
practice the language. This researching is based on the guiding documents of education:
Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio (2018), Diretrizes Curriculares
Nacionais para Educação Básica (2013), Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), Lei
das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as well as the studies of Hualde et
al. (2010), Alvar (2009a), Alvar (2009b), Lipski (2009) and Gil Fernández (2007), which
address linguistic variation and phonology of Spanish. This study reveals that listening
and speaking activities have little space in the books analyzed, while reading
comprehension and writing activities appear more often. Also, we identified that the
phonic aspects of Spanish and the approach to linguistic variation are not addressed in the
books, although resources that could contribute to this teaching do appear. We hope that
this study will help in the teaching/learning of Spanish as a Foreign Language, in the
sense of emphasizing auditory resources as a means of teaching the orality of the
language. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Ensino/aprendizagem de língua estrangeira |
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dc.subject |
Livro didático |
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dc.subject |
Fonologia |
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dc.subject |
Compreensão auditiva |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Foreign Language Teaching/Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Phonology |
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dc.subject |
Listening |
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dc.subject |
Linguistic Variation |
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dc.title |
As atividades de compreensão auditiva na aquisição dos aspectos fônicos do espanhol: análise de livros didáticos destinados ao ensino médio. |
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dc.type |
masterThesis |
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