-
-
Silva, Mozart Linhares da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-06-23)
O artigo problematiza, a partir da governamentalidade de Michel Foucault, as relações entre neoliberalismo, inclusão e exclusão, considerando duas configurações de neoliberalismo, a democrática e a conservadora no Brasil. ...
-
-
Sosa, Derocina Alves Campos
(2010)
O artigo a seguir analisa alguns conceitos estudados em História e como
esses mesmos conceitos contribuem para a construção de imagens
distorcidas dos acontecimentos, que favorecem a continuidade e o
fortalecimento ...
-
-
Molon, Susana Inês
(2002)
Este artigo discute a relação entre a Psicologia e a Educação, suas contribuições e
limitações para a construção de um projeto educativo emancipatório. Defende a abordagem sócio-histórica na formação continuada de professores ...
-
-
Perussatto, Melina Kleinert
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-04-06)
O artigo problematiza o processo de racialização da infância registrado no período compreendido entre o processo emancipacionista desencadeado pela lei de 1871 e os anos posteriores à Abolição, a partir do Rio Grande do ...
-
-
Junior Bonete, Wilian; Fernandes, Dalvani; Junior, João
(EDGRAF, 2013)
O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das relações entre o
ensino de História e de Geografia. Advogamos pela importância de
ambas as disciplinas, que, quando devidamente trabalhadas, podem
contribuir ...
-
-
Martins, Everton Bandeira; Sosa, Derocina Alves Campos
(2007)
A partir do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, notou-se a necessidade da criação de um espaço extra, para ser utilizado na construção da relação entre o professor/estagiário e os alunos. ...
-
-
Squinelo, Ana Paula
(2014)
O ensino relacionado ao conteúdo intitulado Guerra do
Paraguai (1864-1870) apresenta, nos Livros Didáticos, ao longo dos
séculos aspectos que são marcados por rupturas e permanências no
saber e fazer históricos, ...
-
-
Martins, Everton Bandeira; Sosa, Derocina Alves Campos
(2009)
O objetivo do presente trabalho é apresentar as análises descritas com a experiência obtida na regência de classe do estágio curricular da disciplina de História, no 2º Ano do Ensino Médio, realizadas no colégio Estadual ...