Abstract:
Os profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde,
prevenção de doenças ou recuperação da saúde devem conhecer o processo
nutricional como fenômeno fisiológico, influenciado diretamente por condições
ambientais, sociais e psicológicas. Neste sentido, a educação nutricional surge
como área emergente para contornar os problemas nutricionais da população.
O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica acerca da educação
nutricional e do processo de educação em saúde. Com este estudo evidenciouse que, devido ao fato do processo educativo veicular informações, subsidiando
o paciente no seu auto-cuidado, os profissionais de saúde transcenderiam seus
conhecimentos técnico-científicos para atuarem como educadores em saúde e
multiplicadores de conhecimentos.
The professionals whose work is connected to the health promotion, disease
prevention and health recuperation must know the nutritional process as a
phisiological phenomen, influenced directly by environmental, social and
psicological condictions. In this way, the nutritional education appears as an
emerging area in order to outline population nutritional problems. The aim of this
study was to do a literature review about nutritional education related to the
health education process. So, we evidenced that, due to educational process
transmit informations, subsidizing patients to their solemnity care, the health
workers would transcend their technician-scientific knowledge in order to act as
health educators and knpwledge multipliers.