Show simple item record

dc.contributor.author Brandão, Aline Ferreira
dc.contributor.author Vargas, Vagner de Souza
dc.contributor.author Gomes, Giovana Calcagno
dc.contributor.author Pelzer, Marlene Teda
dc.contributor.author Lunardi, Valéria Lerch
dc.date.accessioned 2011-12-01T14:29:17Z
dc.date.available 2011-12-01T14:29:17Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation BRANDÃO, Aline Ferreira et al. Educação em saúde através da educação nutricional. VITALLE, Rio Grande, v.21, n.2, p. 11-17, 2009. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/vittalle/article/view/1339/1070> Acesso em: 15 nov. 2011 pt_BR
dc.identifier.issn 2177-7853
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1546
dc.description.abstract Os profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde devem conhecer o processo nutricional como fenômeno fisiológico, influenciado diretamente por condições ambientais, sociais e psicológicas. Neste sentido, a educação nutricional surge como área emergente para contornar os problemas nutricionais da população. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica acerca da educação nutricional e do processo de educação em saúde. Com este estudo evidenciouse que, devido ao fato do processo educativo veicular informações, subsidiando o paciente no seu auto-cuidado, os profissionais de saúde transcenderiam seus conhecimentos técnico-científicos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos. pt_BR
dc.description.abstract The professionals whose work is connected to the health promotion, disease prevention and health recuperation must know the nutritional process as a phisiological phenomen, influenced directly by environmental, social and psicological condictions. In this way, the nutritional education appears as an emerging area in order to outline population nutritional problems. The aim of this study was to do a literature review about nutritional education related to the health education process. So, we evidenced that, due to educational process transmit informations, subsidizing patients to their solemnity care, the health workers would transcend their technician-scientific knowledge in order to act as health educators and knpwledge multipliers. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação em Saúde pt_BR
dc.subject Educação Nutricional pt_BR
dc.subject Promoção à Saúde pt_BR
dc.subject Health Education pt_BR
dc.subject Nutritional Education pt_BR
dc.subject Health Promotion pt_BR
dc.title Educação em saúde através da educação nutricional pt_BR
dc.title.alternative The health education through nutritional education pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record