Show simple item record

dc.contributor.author Galiazzi, Maria do Carmo
dc.contributor.author Lindemann, Renata Hernandez
dc.date.accessioned 2012-01-31T06:23:23Z
dc.date.available 2012-01-31T06:23:23Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation GALIAZZI, Maria do Carmo; LINDEMANN, Renata Hemandez. O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor, Olhar de Professor. Ponta Grossa, v. 6, n. 6, p. 135 -150, 2003. <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/684/68460110.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2012. pt_BR
dc.identifier.issn 1984-0187
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1777
dc.description.abstract Neste trabalho discutimos as aprendizagens sobre ser professor, favorecidas pelo diário de estágio, ao ser instrumento de reflexão sobre a atividade docente e a sala de aula. Apresentamos os resultados da análise de um diário de estágio, em que estagiária e professores da Universidade e da escola fizeram registros das aulas, das observações, das situações vivenciadas dentro e fora da sala de aula, responderam, questionaram e refletiram sobre as ações desenvolvidas durante o estágio. O diário em análise se caracterizou por: ser ambiente de expressão e questionamento das teorias curriculares pessoais; possibilitar construir e avaliar a proposta de estágio enquanto processo em curso; favorecer a discussão e explicitação de teorias, atitudes, normas, valores e sentimentos. Os resultados permitem propor o diário de estágio como meio de intensificar o diálogo entre os formadores e alunos; de ampliar o conhecimento sobre a escola; de tomar essa vivência um movimento de explicitação e enriquecimento das teorias curriculares construídas ao longo da graduação. pt_BR
dc.description.abstract In this paper, learning about being a teacher is discussed, having an apprenticeship journal as a tool to reflect upon a teacher’s world and lessons. The journal’s importance is based on Zabalza (1994), Porlán & Martin (1997), Machado (1998), André & Darsie Pontin (1998) and Silva & Duarte (2001). The apprenticeship journal written by a teacher-in-preparation along with college professors and schoolteachers was analyzed and the results are presented. In the journal, they wrote about lessons, class observations, events that happened both inside and outside the classroom, besides answering, questioning and reflecting upon the actions carried out throughout the apprenticeship. The journal had the following characteristics: it was a way to express and question personal curriculum theories; it allowed that an apprenticeship proposal could be built during the process; it led to discussion and clarification of theories, attitudes, rules, values and feelings. The results enable the apprenticeship journal to become a way to develop dialogue among teacher educators and student-in-preparation as well as learn more about the school and make this xperience become a movement of clarification and enrichment of curriculum theories built throughout the graduation course. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Diário de estágio pt_BR
dc.subject Reflexão pt_BR
dc.subject Teacher education pt_BR
dc.subject Diary of class pt_BR
dc.subject Reflection pt_BR
dc.title O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor pt_BR
dc.title.alternative Diary of apprenticeship: from the reflection through writing to the learning about being a teacher pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record