dc.contributor.author |
Galiazzi, Maria do Carmo |
|
dc.contributor.author |
Lindemann, Renata Hernandez |
|
dc.date.accessioned |
2012-01-31T06:23:23Z |
|
dc.date.available |
2012-01-31T06:23:23Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.identifier.citation |
GALIAZZI, Maria do Carmo; LINDEMANN, Renata Hemandez. O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor, Olhar de Professor. Ponta Grossa, v. 6, n. 6, p. 135 -150, 2003. <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/684/68460110.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1984-0187 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1777 |
|
dc.description.abstract |
Neste trabalho discutimos as aprendizagens sobre ser professor, favorecidas pelo
diário de estágio, ao ser instrumento de reflexão sobre a atividade docente e a sala de aula. Apresentamos os resultados da análise de um diário de estágio, em que estagiária e professores da Universidade e da escola fizeram registros das aulas, das observações, das situações vivenciadas dentro e fora da sala de aula, responderam, questionaram e refletiram sobre as ações desenvolvidas durante o estágio. O diário em análise se caracterizou por: ser ambiente de expressão e questionamento das teorias curriculares pessoais; possibilitar construir e avaliar a proposta de estágio enquanto processo em curso; favorecer a discussão e explicitação de teorias, atitudes, normas, valores e sentimentos.
Os resultados permitem propor o diário de estágio como meio de intensificar o diálogo
entre os formadores e alunos; de ampliar o conhecimento sobre a escola; de tomar essa
vivência um movimento de explicitação e enriquecimento das teorias curriculares
construídas ao longo da graduação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this paper, learning about being a teacher is discussed, having an apprenticeship journal as a tool to reflect upon a teacher’s world and lessons. The journal’s importance is based on Zabalza (1994), Porlán & Martin (1997), Machado (1998), André & Darsie Pontin (1998) and Silva & Duarte (2001). The apprenticeship journal written by a teacher-in-preparation along with college professors and schoolteachers was analyzed and the results are presented. In the journal, they wrote about lessons, class observations, events that happened both inside and outside the classroom, besides answering, questioning and reflecting upon the actions carried out throughout the apprenticeship. The journal had the following characteristics: it was a way to express and question personal curriculum theories; it allowed that an apprenticeship proposal could be built
during the process; it led to discussion and clarification of theories, attitudes, rules,
values and feelings. The results enable the apprenticeship journal to become a way to
develop dialogue among teacher educators and student-in-preparation as well as learn
more about the school and make this xperience become a movement of clarification and enrichment of curriculum theories built throughout the graduation course. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Diário de estágio |
pt_BR |
dc.subject |
Reflexão |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher education |
pt_BR |
dc.subject |
Diary of class |
pt_BR |
dc.subject |
Reflection |
pt_BR |
dc.title |
O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Diary of apprenticeship: from the reflection through writing to the learning about being a teacher |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |