Show simple item record

dc.contributor.author Duvoisin, Ivane Almeida
dc.contributor.author Souza, Moacir Langoni de
dc.contributor.author Galiazzi, Maria do Carmo
dc.date.accessioned 2012-03-17T04:27:19Z
dc.date.available 2012-03-17T04:27:19Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation DUVOISIN, Ivane; SOUZA, Moacir Langoni de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental. Contraponto, Itajaí, v. 3, n. 1, p. 69 - 80, 2003. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/707/558>. Acesso em: 13 jan. 2012. pt_BR
dc.identifier.issn 1984-7114
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1931
dc.description.abstract Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa coletiva a partir do discurso dos participantes sobre desenvolvimento sustentável, realizada em uma disciplina do Mestrado em Educação Ambiental – FURG. As categorias emergentes da análise mostram a crescente complexidade favorecida no diálogo em aula, com base no conhecimento inicialmente explicitado pelos alunos. Argumenta-se em favor da pesquisa sobre temas ambientais como metodologia educativa para enriquecer os entendimentos, teorias, crenças e valores dos participantes nas questões ambientais, bem como procedimento de aprendizagem sobre como fazer pesquisa qualitativa. pt_BR
dc.description.abstract This text presents the results of a collective research study, based on the discussion of the participants on the concept of sustainable development. The research was carried out as part of a discipline for the Master’s program in Environmental Education at the Federal University of Rio Grande, Brazil. The categories arising from the analysis show the growing complexity of dialog favored in classroom, based on the knowledge initially shown by the students. It is argued that research on environmental themes provides an educational methodology for enriching the understanding, theories, beliefs and values of the participants on environmental issues, as well as a learning procedure for carrying out qualitative research. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Pesquisa e Metodologia pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Sustentável pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Research and Methodology pt_BR
dc.subject Sustainable Development pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.title A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record