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Este trabalho tem por objetivo investigar os processos fonológicos presentes na representação escrita de estruturas silábicas complexas do Português Brasileiro. Realizamos coleta da escrita de 52 crianças não-repetentes, 1 criança repetente, 24 adultos cursando os anos iniciais do ensino fundamental. Solicitamos a escrita de palavras contendo as seguintes estruturas silábicas: ataque complexo, núcleo; ataque, núcleo e coda, ataque complexo, núcleo e
coda. Os processos fonológicos investigados são aqueles que alteram a estrutura silábica alvo: não-produção de segmentos, metátese e epêntese. Fundamentamos a descrição e análise dos dados na Teoria da Sílaba (Selkirk, 1982, Clements, 1990), bem como nas análises da sílaba e do acento propostas por Bisol (1992, 1999) para o Português Brasileiro. Fatores fonológicos podem influenciar a ocorrência desses processos, tais como o segmento constituinte da estrutura silábica (/r/ e /l/ em ataque complexo; /R/, /S/, /N/ e /L/ em coda), a posição do segmento na estrutura silábica, o perfil de sonoridade da sílaba ótima, a lei do contato silábico e a localização da sílaba (ataque, núcleo e coda): dentro ou fora do pé métrico,. Esses processos foram já
evidenciados por Varella (1993) ao pesquisar longitudinalmente a escrita de crianças cursando a primeira série e constatar similaridades entre esses e os que ocorrem na aquisição da fala. Sugerimos que estudos sobre a representação de um sistema alfabético de escrita podem evidenciar um conhecimento fonológico implícito dos sujeitos em questão. Esse conhecimento
pode trazer uma contribuição para teorias fonológicas. |
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