A aprendizagem de inglês em sala de aula de língua estrangeira em escola pública no Brasil e o mito da importância da língua estrangeira

Longaray, Elisabete Andrade

Abstract:

 
O presente artigo explora pesquisas recentes que dão conta de questões identitárias no campo da Aquisição de Segunda Língua (ASL). Após uma breve introdução na qual a autora revela sua própria experiência enquanto aprendiz e professora de língua inglesa, este artigo discute uma série de estudos que têm caráter seminal para a pesquisa do ensino de Língua Estrangeira em sala de aula no que diz respeito às questões de língua e identidade. Com base em dados gerados na pesquisa que realizou em 2005, a autora revela a ambivalência existente entre o discurso politicamente correto sustentado por grande parte dos aprendizes empenhados na defesa da importância da aprendizagem da língua inglesa e os diferentes movimentos de resistência apresentados por eles quando em situação real de sala de aula.
 
The purpose of this article is to explore recent research related to identity and second or foreign language learning in English classrooms. After a brief introduction revealing the author’s own experience as a learner and a foreign language instructor, the article presents an overview of English instruction in Brazil from its origins to the present. Then, the article addresses recent studies which have been seminal in the field of Second Language Acquisition. Finally, the article reveals the ambivalence in terms of investment in second language acquisition, which is usually found alongside movements of resistance as demonstrated by the author (2005).
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Artigos publicados em periódicos