dc.contributor.advisor |
Souza, Raquel Rolando |
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dc.contributor.author |
Richter, Marcela Wanglon |
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dc.date.accessioned |
2012-11-05T19:31:19Z |
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dc.date.available |
2012-11-05T19:31:19Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.identifier.citation |
RICHTER, Marcela Wanglon. Toda a gente lê no azul mais alto o seu destino: poesia e imaginário em Giraluz, de Augusto Meyer. 2007. 164f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2007. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2659 |
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dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2007. |
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dc.description.abstract |
Luz, palavra, paixão e movimento. A conciliação vertiginosa desses elementos
perfaz a obra poemática Giraluz (1928), de Augusto Meyer, e institui, em seu âmbito, um
universo onírico que nasce sob a égide da transcendência. Nesse sentido, esta dissertação analisa a formação e a dinâmica do cosmos imaginário presente na referida obra. O fio condutor deste percurso exegético contempla o vínculo mítico estabelecido entre o poeta gaúcho e a imagem primordial do Ar. O arquétipo ressurge sob o duplo papel iniciatório: dirige os devaneios poéticos de libertação e integração à totalidade cósmica e responsabiliza-se pelo nascimento do mito de Ícaro. Considerando tal proximidade, proponho uma leitura da poesia de Meyer a partir do horizonte filosófico e simbólico erigido pelo mito. Almejo a demonstrar que, no sopro encantador do poeta, vibra o vento dialético da criação, capaz de transformar ascensão em ordem e queda em desordem. Concebida a partir desse prisma, Giraluz pode localizar-se como obra intervalar no conjunto da produção poética de Meyer, já que é responsável por um dos momentos mais fecundos do Modernismo sul-rio-grandense – encantador pela sinceridade comovente de seu depoimento humano, singular pela beleza com que expressa o sonho finalmente conquistado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Light, word, passion and movement. The vertiginous conciliation of these elements
constitutes Augusto Meyers’ poetic work Giraluz (1928) and establishes an oneiric
universe that is born under the support of transcendence. In that sense, this thesis analyses the formation and the dynamics of the imaginary cosmos present in the mentioned artwork. The guide for this exegetic path contemplates the mythical bond observed between the gaúcho poet and the primordial image of the Air. The archetype resurges under double initiating role: it drives the poetic daydreams and the integration to the cosmic totality and takes the responsibility for the birth of Icarus’ myth. Considering such proximity, I propose a reading of Meyer’s poetry from the philosophical and symbolical perspective raised by the myth. I intend to show that in the poet’s wonderful breath the baroque creation wind vibrates, which is capable of transforming ascension into order, fall into disorder. Conceived from this prism, Giraluz can be situated as na artwork in Meyer’s poetic production set, since it is responsible for one of the most fruitful moments of modernism in Rio Grande do Sul – wonderful due to the impressive sincerity of its human testimonial, singular for its beauty with which it expresses the finally achieved dream. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.title |
Toda a gente lê no azul mais alto o seu destino: poesia e imaginário em Giraluz, de Augusto Meyer |
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dc.type |
masterThesis |
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