Abstract:
Em busca de respostas a por que e de que modo a escritura ficcional de Himani Bannerji faz-se de relevância específica para a cultura canadense, procuramos constituir uma reflexão crítica capaz de identificar, analisar e discutir o lugar e a significância da obra da escritora no contexto da Literatura Canadense (Sul-Asiática). Para tanto, propomos uma abordagem de sua escrita ficcional, evidenciando o tratamento literário -discursivo do imigrante de origem sul-asiática no Canadá. Nossas considerações teóricas e analíticas fundamentam-se na crítica literária do Pós-colonialismo e dos Estudos Culturais, particularmente no que se refere a noções que subjazem o aspecto pedagógico da literatura. Como resultado, esperamos possibilitar um ambiente de revisão do discurso historiográfico-literário canadense, ao reconhecer a produção ficcional da autora como significativa no contexto expressivo das minorias étnicas. Especificamente, através do entrelaçamento analítico dos contos “The Other Family” (1990) e “On a Cold Day” (1999), buscamos revelar a existência do caráter pedagógico pós-colonial dessa escrita narrativa. O conjunto simbólico de sua linguagem narrativa torna-se um elemento fundamental na construção de nosso argumento.
Towards an understanding of why and how Himani Bannerji’s creative writing carries a specific relevance within Canadian culture, we aim at gathering a critical reflection to cope with identifying, examining and discussing the space and the significance of the author’s work in the context of (South Asian) Canadian Literature. Therefore, we propose an approach to this fictional writing in order to find how the South Asian immigrant in Canada is depicted literarily and discursively by the author. Our theoretical and analytical account bases on the literary criticism of Postcolonialism and Cultural Studies, especially in terms of the pedagogical features of literature. We hope to generate an environment of revision of Canadian historical literary discourse by acknowledge the author’s creative production as meaningful in expressive context of racial minorities. As far as the analysis of the fiction is concerned, through the examination of the short-stories “The Other Family” (1990) and “On a Cold Day” (1999), we look for the existence of the postcolonial pedagogical aspect. The symbolic set of its narrative language becomes an essential element to our argument.
Description:
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2008.