O poeta Murilo Mendes na revelação autobiográfica de a idade do serrote

Teixeira, Elizângela Rodrigues

Abstract:

 
Esta dissertação de Mestrado em História da Literatura, intitulada “O poeta Murilo Mendes na revelação autobiográfica de A idade do serrote” se debruça sobre a autobiografia A idade do serrote, do poeta modernista brasileiro Murilo Mendes. A proposta é demonstrar que o poeta resgata, através da narrativa autobiográfica, a sua trajetória em direção à poesia. A idade do serrote se estabelece como uma narrativa de nascimento, que registra os ritos de passagem que Murilo Mendes vivenciou no seu percurso existencial até alcançar a maturidade, quando finalmente estabeleceu-se como poeta, assumindo a poesia como sua função social.
 
Esa disertación de Maestria em Historia de la Literatura, con el título “ O poeta Murilo Mendes na revelação autobiográfica de A idade do serrote” se detiene sobre la autobiografía A idade do serrote, del poeta modernista brasileño Murilo Mendes. El objetivo es demostrar que el poeta rescata en la narración autobiográfica, la suya trayectoria rumbo a la poesía. A idade do serrote se establece como una narración de nascimiento que registra los rituales de trasición que Murilo Mendes vivió en su trayecto existencial hasta alcanzar la madurez, cuando pudo establecerse como poeta, asumiéndo a la poesía como su función social.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2005.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)