dc.contributor.advisor |
Dion, Sylvie |
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dc.contributor.author |
André, Sônia Nickel |
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dc.date.accessioned |
2012-11-06T18:28:42Z |
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dc.date.available |
2012-11-06T18:28:42Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.identifier.citation |
ANDRÉ, Sônia Nickel. A trajetória da mãe do ouro na literatura gaúcha. 2006. 144f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2006. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2688 |
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dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2006. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a construção da personagem Mãe do Ouro no imaginário coletivo gaúcho e sua importância na Literatura Rio-grandense. Os grupos étnicos que contribuíram para a formação da identidade do povo sul-rio-grandense trouxeram consigo seu acervo de bens culturais que sofreram influências da cultura do povo nativo, transformações e adaptações ocorreram até se formar uma nova cultura que identifique essa nova comunidade.
Dentre esse acervo de mitos e lendas está A Mãe do Ouro, uma entidade sobrenatural relacionada às crenças das salamancas encantadas e dos fogos-fátuos. Ela se manifesta sob formas diversas, geralmente, está representada como uma bola de fogo ou uma formosa mulher, mas sua função é a mesma: proteger os veios de ouro que há debaixo
da terra, dentro das rochas e dos rios, assim como guardar os tesouros escondidos. O corpus da pesquisa é constituído pelas versões literárias escritas por Alberto Coelho da
Cunha e Nitheroy Ribeiro, que compõem o grupo sulino e de Veiga Miranda, Alceu Maynard Araújo, Ruth Guimarães, Luis da Câmara Cascudo, Theobaldo Miranda Santos, Lucília Garcez e de Souza Carneiro, que compõem o grupo centro-nortista. A análise desses textos está apoiada na Semiótica que dá conta dos aspectos textual, intertextual e contextual através de uma abordagem detalhada de cada texto, procurando reconstruir o percurso gerativo de sentido. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ce mémoire de maîtrise a pour objectif d’analyser la construction du personnage de
la “Mãe do Ouro” dans l’imaginaire collectif du Rio Grande do Sul et son importance dans la formation de la littérature du sud du Brésil. Plusieurs groupes ethniques ont
contribué à la formation de l’identité du peuple du sud du Brésil, amenant avec eux une
multitude de biens culturels qui ont subi l’influence de la culture aborigène, se
transformant et s’adaptant jusqu’à former une nouvelle culture identitaire. Dans cet
imaginaire mythique et légendaire nous retrouvons la “Mãe do Ouro”, entité
surnaturelle liée à la croyance des cavernes enchantées et des Feux Follets. La “Mãe do
Ouro” se manifeste sous des formes les plus diverses. Généralement elle apparaît sous la
forme d’une boule de feu ou sous les traits d’une belle femme, mais sa fonction demeure la même: protéger les filons d’or qui existent en dessous de la terre, à l’intérieur des roches et des rivières et garder les trésors cachés. Le corpus de cette
recherche regroupe les versions littéraires écrites par Alberto Coelho da Cunha e Nitheroy Ribeiro, auteurs originaires du sud du Brésil et celles de Veiga Miranda, Alceu
Maynard Araújo, Ruth Guimarães, Luis da Câmara Cascudo, Theobaldo Miranda Santos, Lucília Garcez et Souza Carneiro, auteurs originaires du centre-nord du Brésil. L’analyse de ces textes littéraires a été réalisée à partir de la théorie sémiotique en
tenant compte des aspects textuels, intertextuels et contextuels à travers d’une approche détaillée de chaque texte permettant de reconstruire le parcours génératif du sens. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.title |
A trajetória da mãe do ouro na literatura gaúcha |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
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