Abstract:
A presente dissertação integra um olhar do conjunto da poesia de Maria Carpi, escritora gaúcha de reconhecida trajetória. Sua obra poética é caracterizada temática e estilisticamente, centrando-se o estudo na leitura crítica de A força de não ter força como livro e na análise de poemas representativos. Por se tratar de uma
obra com uma poética peculiar, tributária do barroco, o estudo, igualmente, reflete a
reapropriação moderna do barroquismo literário, permeada a poesia de Maria Carpi
de signos contraditórios, imagens dissonantes e espaços dialógicos, que evidenciam sua criatividade artística e significação cultural.
La presente disertación ofrece una mirada de conjunto de la poesia de Maria Carpi, escritora gaúcha de reconocida trayectoria. Su obra poética es caracterizada temática e estilísticamente, centrándose este estudio en la lectura crítica de A força de não ter força como libro y el análisis de poemas representativos. Por tratarse de una obra con una poética peculiar tributaria del barroco, el trabalho, igualmente, reflexiona sobre la reapropiació moderna del barroquismo literario, permeada la obra de Maria Carpi de signos contradictorios, imágenes dissonantes y espacios dialógicos que evidencia su creatividade artística y significación cultural.
Description:
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2007.