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dc.contributor.advisor Hanciau, Nubia Tourrucôo Jacques
dc.contributor.author Duarte, Kelley Baptista
dc.date.accessioned 2012-11-09T13:23:07Z
dc.date.available 2012-11-09T13:23:07Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation DUARTE, Kelley Baptista. Carmen da Silva: nos caminhos do autobiografismo de uma “mulheróloga”. 2005. 121f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2005. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2738
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2005. pt_BR
dc.description.abstract A feminista rio-grandina Carmen da Silva (1919-1985), mais reconhecida no âmbito jornalístico, tentou consolidar o talento de escritora por meio de sua produção literária. O romance Sangue sem dono (1964) apresenta parentesco íntimo com a narrativa autobiográfica e revela a influência da feminista Simone de Beauvoir. As adversidades, as barreiras e os preconceitos que Carmen da Silva enfrentou na sociedade rio-grandina serão relatados na autobiografia Histórias híbridas de uma senhora de respeito (1984). Ao considerar o autobiografismo prenunciado em Sangue sem dono, constata-se que a escritora iniciou sua produção literária sob os novos parâmetros da escrita feminina. A crítica literária canadense contemporânea contribuirá para se comprovar a possibilidade de revisitar a produção de Carmen da Silva. Esta pesquisa propõe recuperar sua trajetória de vida, a partir da análise das “narrativas do eu”, e trazer à luz a escritora rio-grandina no âmbito da academia. pt_BR
dc.description.abstract La féministe Rio-Grandine Carmen da Silva (1919-1985) surtout reconnue dans les milieux journalistiques, tente de consolider son talent d’écrivain par le moyen de sa production littéraire. Le roman Sangue sem dono (1964) présente un rapport intime avec le récit autobiographique et révèle l’influence de la féministe Simone de Beauvoir. Les adversités, les barrières et les préjugés que Carmen da Silva a affronté dans la société rio-grandine seront relatés dans l’autobiographie Histórias híbridas de uma senhora de respeito (1984). Considérant le récit autobiographique annoncé dans Sangue sem dono, nous ne pouvons que constater que l’écrivain a commencé sa production littéraire sous les nouveaux paramètres de l’écriture féminine. La critique littéraire canadienne contemporaine contribura ici à revoir la production de Carmen da Silva sous cet angle. Cette recherche se propose de récupérer la trajectoire de vie de l’auteure à partir des «résit du moi» tout en dévoilant une écrivaine riograndine oubliée des milieux académiques. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.title Carmen da Silva: nos caminhos do autobiografismo de uma “mulheróloga” pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)
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