dc.contributor.advisor |
Baumgarten, Carlos Alexandre |
|
dc.contributor.author |
Cardoso, Adaidides Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2012-12-01T01:20:38Z |
|
dc.date.available |
2012-12-01T01:20:38Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
CARDOSO, Adaidides Pereira. Metapoesia, música e outros motivos em viagem, de Cecília Meireles. 2007.106f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2007. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2909 |
|
dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2007. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação de mestrado estabelece uma proposta de leitura analíticoteórica acerca do livro Viagem (1939), de Cecília Meireles, contemplando grande parte dos poemas que o compõem. Partindo de um estudo voltado aos elementos formais e temáticos que se destacam na referida obra, proponho-me a identificar alguns preceitos caracterizadores da lírica ceciliana, evidenciados, sobretudo, pela reiteração em diferentes textos, de
determinados signos e imagens. Um outro fator a ser apreciado refere-se ao caráter metapoético revelado nos conceitos atinentes à arte lírica em si, nas definições genéricas do seu agente, bem como na condição individual e humana da própria autora diante do fazer poético. Por fim, esse estudo crítico também se propõe a apontar, em Viagem, traços representativos de uma postura estética, mais aproximada da modernidade lírica européia da segunda metade do século XIX, do que propriamente de qualquer tendência assumida pelo Modernismo brasileiro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Le présent mémoire de maîtrise se propose de réaliser une lecture analytico-théorique
du livre Viagem(1939), de Cecília Meireles, qui contemple grand partie de ces poèmes. A travers d’un étude qui se tourne pour les éléments formels et thématiques qui se distinguent dans l’oeuvre rapportée, je me propose a identifier quelques préceptes caracterizants de la lyrique « ceciliana », démonstrés, sourtout, par la réitération dans ces différents textes, de determinés signes et images. Un autre facteur d’appreciation est le caractère metapoétique revelée dans les concepts de l’art lyrique lui-même, dans les définitions génériques de son agent, avec une condition individuel et humaine du propre auteur en face de la création poétique. Finalement, cet étude critique encore se propose a signaler dans Viagem, les traces qui representent une posture esthétique, plus proche de la modernitée lyrique européene de la deuxième partie du XIXe siècle, du qui particulièrement de quelque tendance assumée par le « Modernismo » brésilien. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.title |
Metapoesia, música e outros motivos em viagem, de Cecília Meireles |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |