dc.contributor.advisor |
Hanciau, Nubia Tourrucôo Jacques |
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dc.contributor.author |
Moraes, Luciano Passos |
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dc.date.accessioned |
2013-01-10T17:50:34Z |
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dc.date.available |
2013-01-10T17:50:34Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.identifier.citation |
MORAES, Luciano Passos. Identidades transculturais: um estudo da série visitantes ao Sul, de Luiz Antonio de Assis Brasil. 2007. 133f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2007. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3085 |
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dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2007. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Luiz Antonio de Assis Brasil destaca-se na literatura brasileira contemporânea por
conceber romances nos quais episódios marcantes da história do Rio Grande do Sul são ponto de partida para a revisão de valores presentes no discurso historiográfico oficial. Nessa perspectiva, traz à luz heróis comuns, freqüentemente relegados ao esquecimento, e logra uma ficção que incita a reflexão a respeito de temas contemporâneos, notadamente a riqueza do contato entre diferentes culturas. A partir dessas noções, esta dissertação de mestrado propõe a leitura e análise dos romances O pintor de retratos (2001), A margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006), no que diz respeito à trajetória de seus protagonistas. Na investigação são observados os processos de busca identitária das personagens, por meio da relação com outros temas contemporâneos, dentre os quais despontam as questões de alteridade, transculturação e hibridização. A observação desses aspectos na série Visitantes ao Sul visa a contribuir para a valorização da ficção de Assis Brasil no âmbito acadêmico, a partir de referencial teórico ligado ao campo dos estudos culturais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Luiz Antonio de Assis Brasil est un nom de relief dans la littérature brésilienne
contemporaine parce qu’il conçoit des romans dans lesquels des épisodes décisifs de l’histoire du Rio Grande do Sul constituent le point de départ d’une revision des
valeurs sous-jacents au discours historiographique officiel. Dans cette perspective, il met en scène des héros ordinaires, fréquemment laissés dans l’oubli et construit un récit qui incite à la réflexion sur des thèmes contemporains, notamment la richesse du contact entre des cultures diverses. À partir de ces notions, il est proposé dans ce mémoire une étude des romans O pintor de retratos (2001), A
margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006), en ce qui concerne le parcours des personnages. Dans la recherche les processus de quête identitaire des personnages sont observés à travers le rapport à d’autres thèmes contemporains, dont les questions d’altérité, de transculturation et d’hibridation. L’analyse de ces aspects dans la série Visitantes ao Sul vise contribuer à la valorisation académique de la fiction d’Assis Brasil, à partir des principes
théoriques liés au champ des études culturelles. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.title |
Identidades transculturais: um estudo da série visitantes ao Sul, de Luiz Antonio de Assis Brasil |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
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