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dc.contributor.advisor Mousquer, Antônio Carlos
dc.contributor.author Souza, Paulo Alex da Silva
dc.date.accessioned 2013-01-23T19:16:01Z
dc.date.available 2013-01-23T19:16:01Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation SOUZA, Paulo Alex da Silva. O opifício poético rolimiando: as múltiplas sobrevidas das palavras. 2009. 143f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3119
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2009. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho busca demonstrar, através da análise de um poeta brasileiro contemporâneo: George Cândido Rolim, a presença, no âmbito da poesia brasileira atual, de uma tendência na qual a palavra poética supõe distintos graus de desarticulação, determinando uma associação mais profunda com as funções indicativas da expressividade, metaforização e demais elementos do poético, e estabelecendo zonas de interseção entre essas funções. A obra desse autor estudado abrange o livro de poemas intitulado, Pedra Habitada, publicado em 2002. Original e transgressor, esse autor desenvolve em sua produção um trabalho literário que reforça uma linha de criação que tem seu foco apontado para a palavraimagem, e sua repercussão para a definição de uma estética contemporânea. Dividido em três capítulos, o estudo toma como ponto de partida uma das principais questões presentes no debate da atualidade sobre poesia, qual seja, a tensão entre tradição e diversidade, para, no capítulo seguinte, buscar uma decifração dos traços temáticos mais evidentes na obra roliminiana em estudo. Por fim, o trabalho analisa como se dá a preocupação do poeta quanto à representação artística de seus poemas. pt_BR
dc.description.abstract Cette recherce, est axée sur l’analyse d’un poète brésilien contemporain, qui entreprend de s’approprier d’une praxis poétique vers une tendance qu’elle paraît se firmée vers les differents degrées de désarticulation, au sens d’une desagregation du mot poétique. C’est à dire, il y a une association plus profonde que s’établit avec des éléments de la expressivité comme de la métaphorisation, parmit d’autres, en rapport avec ses fonctions dans le poème. Le poète pris en but de l’analyse est George Cândido Rolim qui a écrit une ouvrage de poésie qui s’appele Pedra Habitada, et qui vient d’apparaître en 2002. Avec originalité et transgression, cet auteur produit une ouvrage qui démontre la permanence d’une certaine rigueur de la mot-image, ce que permet la caractérisation de une esthétique contemporaine. Partagée en trois chapitre, cette recherche prend comme point de départ l’analyse sur l’actualité du débat vers la tension parmi tradition et diversité; aprés, le travail cherche une decifration sur les thèmes plus evident dans le texte roliminian en analyse, liés aux developpements de la réflexion sur les limites du pouvoir d’expression du langage poétique. Enfin, la recherche analyse la préoccupation du poète avec la representation artistique de ses poèmes par l’espécificité du procédé du langage. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Poesia brasileira pt_BR
dc.subject Contemporaneidade pt_BR
dc.subject Espaço-tempo pt_BR
dc.subject Contemporanéité pt_BR
dc.subject Poèsie Brasilienne pt_BR
dc.subject Temps et espace pt_BR
dc.title O opifício poético rolimiando: as múltiplas sobrevidas das palavras pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)
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