Show simple item record

dc.contributor.author Molon, Susana Inês
dc.date.accessioned 2013-04-23T18:58:07Z
dc.date.available 2013-04-23T18:58:07Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation MOLON, Susana Inês. Formacão em educação ambiental: um olhar sobre o PPGEA/FURG. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. especial, 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3389>. Acesso em: 08 abr. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3299
dc.description.abstract Neste texto, pretendo discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg). Apresento uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfoco as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Abordo o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, bem como algumas questões vividas na condição de docente do PPGEA/Furg, desde 2001, e na passagem pela coordenação do Programa durante os anos de 2005 a 2006. Para finalizar, ressalto a articulação entre a Abordagem Sócio-histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade. pt_BR
dc.description.abstract In this text, I intend to discuss the process of formation in Environmental Education at the Program of Post Graduation in Environmental Education, at the level of Master and Doctor degree at the Universidade Federal de Rio Grande (PPGEA/Furg). First, I present a brief contextualization of the Environmental Education field and the complexity of the dimensions implicated in the environmental educator ́s formation. I enphasize the several denominations and the possibilities of classificating the area of Environmental Education, remarking its identification with the issues of Education, questioning the relationships between both and the environment. I approach the process of the environmental educator's constitution in the PPGEA / Furg, having in mind some questions and positions built during these formative process, as well as some issues that I lived as a lecturer at PPGEA/rg since 2001 and during the role of coordinator from 2005 to 2006. To conclude, I emphasize the articulation between the Sociohistorical Theories and the field of the transforming Environmental Education as one of the possibilities which potentialize the work with the weave of the mutual constitution of the implicated subjects in the formation processes in Environmental Education, approaching different individuals, lecturers and students, in the context of the post-graduation in Environmental Education, committed with the changes of the society. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Pós-graduação pt_BR
dc.subject Abordagem sócio-histórica pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Post-graduation pt_BR
dc.subject Sociohistorical approach pt_BR
dc.title Formação em educação ambiental: um olhar sobre o PPGEA/FURG pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record