Educação ambiental não formal de adultos: possibilidades a partir de um viés metodológico
Abstract:
Este escrito sintetiza percepções de investigações realizadas comos mesmos sujeitos adultos em dois momentos históricos distintos:no ano de 2002(monografia de conclusão do curso de pedagogia) e no ano de 2005(dissertação de mestrado em educação ambiental) e traz reflexões sobre a educação ambiental não formal de adultos e sua estreita vinculação com a metodologia que a constitui. O objetivo nesse estudo não foi desenvolver a compreensão de currículo como práxis, como movimento em construção permanente estreitamente ligado a realidade socialvivida, apesar de estar ancorado nessa perspectiva. A metodologia utilizada para implementar a educação ambiental de adultos no espaço não formal, no caso, pautou-se em uma abordagem histórica e dialética. O que implica empercebê-la não apenas com a visão que usualmente dela se tem – restrita a sala de aula e utilizada tão somente para promover a apropriação do conhecimento já construído – mas como o processo em si, que constituiu toda a relação em seus aspectos organizacionais, relacionais, ativos, políticos e pedagógicos. Nesse sentido, capaz de produzir significados e sentidos às construções dos sujeitos pesquisados.Na visão apresentada, a metodologia se constituiu em uma totalidade, porém para dar maior visibilidade ao estudo das partes fundamentais que a compõe a opção foi por dividi-la em sete subtemas, entre eles participação e cidadania, recorte aqui enfocado.