dc.contributor.author |
Franco, Jussara Botelho |
|
dc.contributor.author |
Molon, Susana Inês |
|
dc.date.accessioned |
2013-04-25T13:19:06Z |
|
dc.date.available |
2013-04-25T13:19:06Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
FRANCO, Jussara Botelho; MOLON, Susana Inês. Educação ambiental não formal de adultos: possibilidades a partir de um viés metodológico. In: ANPEd SUL, 6., 2006, Santa Maria. Anais eletrônicos... Santa Maria: UFSM, 2006. p. 1-7. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2006/Educacao_Ambiental/Painel/10_36_15_PA250.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3330 |
|
dc.description.abstract |
Este escrito sintetiza percepções de investigações realizadas comos mesmos sujeitos adultos em dois momentos históricos
distintos:no ano de 2002(monografia de conclusão do curso de pedagogia) e no ano de 2005(dissertação de mestrado em educação
ambiental) e traz reflexões sobre a educação ambiental não formal de adultos e sua estreita vinculação com a metodologia que a
constitui. O objetivo nesse estudo não foi desenvolver a compreensão de currículo como práxis, como movimento em construção
permanente estreitamente ligado a realidade socialvivida, apesar de estar ancorado nessa perspectiva. A metodologia utilizada para
implementar a educação ambiental de adultos no espaço não formal, no caso, pautou-se em uma abordagem histórica e dialética. O
que implica empercebê-la não apenas com a visão que usualmente dela se tem – restrita a sala de aula e utilizada tão somente para
promover a apropriação do conhecimento já construído – mas como o processo em si, que constituiu toda a relação em seus aspectos organizacionais, relacionais, ativos, políticos e pedagógicos. Nesse sentido, capaz de produzir significados e sentidos às
construções dos sujeitos pesquisados.Na visão apresentada, a metodologia se constituiu em uma totalidade, porém para dar maior visibilidade ao estudo das partes fundamentais que a compõe a opção foi por dividi-la em sete subtemas, entre eles participação e cidadania, recorte aqui enfocado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental não formal de adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Participação e cidadania |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental não formal de adultos: possibilidades a partir de um viés metodológico |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |
dc.type |
lecture |
pt_BR |