dc.contributor.author |
Maknamara, Marlécio |
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dc.date.accessioned |
2013-09-20T18:49:18Z |
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dc.date.available |
2013-09-20T18:49:18Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.citation |
MACKNAMARA, Marlécio. Educação Ambiental e Nordestinidade: Desafios à práxis ecologista. Revista Revbea, Rio Grande, Número Especial: 10-17, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/revbea/article/view/1809/1970>. Acesso em 19 de Agosto de 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1981-1764 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3815 |
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dc.description.abstract |
Este artigo parte do pressuposto de que os modos de ver/ser visto, de dizer/ser dito e de reconhecer e ser reconhecido em relação a uma determinada ideia de Nordeste e de seus habitantes têm efeitos sobre aquilo que é possível experimentar em se tratando de educação ambiental. Ao reconhecer que o Nordeste é uma invenção, objetiva explorar problematizações nos cruzamentos entre nordestinidade e educação ambiental. Para tanto, apóia-se na noção de educação ambiental como prática desconstrucionista de reducionismos acerca da problemática ambiental e na ecosofia de Guattari. Conclui que “desaprender” a nordestinidade via educação ambiental é um problema de redefinição de fronteiras que inclui sair do estudo de parâmetros biológicos não apenas para problematizar nossas formas de sociabilidade, mas também para inventar narrativas que explorem liberdades e a vida em sua diversidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
nordestinidade |
pt_BR |
dc.subject |
ecosofia |
pt_BR |
dc.title |
Educação Ambiental e Nordestinidade: Desafios à práxis ecologista |
pt_BR |
dc.type |
article |
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