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dc.contributor.author Maknamara, Marlécio
dc.date.accessioned 2013-09-20T18:49:18Z
dc.date.available 2013-09-20T18:49:18Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation MACKNAMARA, Marlécio. Educação Ambiental e Nordestinidade: Desafios à práxis ecologista. Revista Revbea, Rio Grande, Número Especial: 10-17, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/revbea/article/view/1809/1970>. Acesso em 19 de Agosto de 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1981-1764
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3815
dc.description.abstract Este artigo parte do pressuposto de que os modos de ver/ser visto, de dizer/ser dito e de reconhecer e ser reconhecido em relação a uma determinada ideia de Nordeste e de seus habitantes têm efeitos sobre aquilo que é possível experimentar em se tratando de educação ambiental. Ao reconhecer que o Nordeste é uma invenção, objetiva explorar problematizações nos cruzamentos entre nordestinidade e educação ambiental. Para tanto, apóia-se na noção de educação ambiental como prática desconstrucionista de reducionismos acerca da problemática ambiental e na ecosofia de Guattari. Conclui que “desaprender” a nordestinidade via educação ambiental é um problema de redefinição de fronteiras que inclui sair do estudo de parâmetros biológicos não apenas para problematizar nossas formas de sociabilidade, mas também para inventar narrativas que explorem liberdades e a vida em sua diversidade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject educação ambiental pt_BR
dc.subject nordestinidade pt_BR
dc.subject ecosofia pt_BR
dc.title Educação Ambiental e Nordestinidade: Desafios à práxis ecologista pt_BR
dc.type article pt_BR


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