dc.contributor.author |
Machado, Esmael Almeida |
|
dc.contributor.author |
Cruz, Ana Paula Capuano da |
|
dc.contributor.author |
Nogueira, Daniel Ramos |
|
dc.contributor.author |
Martins, Gilberto de Andrade |
|
dc.date.accessioned |
2013-09-25T20:58:56Z |
|
dc.date.available |
2013-09-25T20:58:56Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
MACHADO, Esmael Almeida et al. Contorno metodológico da produção científica sobre ensino e pesquisa em contabilidade: um olhar epistemológico. In: CONGRESSO ANPCONT, 5., 2011, Vitória. Anais...Vitória: ANPCONT, 2011. p. 1-16. Disponível em: <http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoV/EPC304.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3894 |
|
dc.description.abstract |
A partir de uma perspectiva epistemológica de análise, o estudo objetivou delinear o contorno metodológico exibido pela produção científica sobre Ensino e Pesquisa em Contabilidade (EPC). Para tanto,
exploraram-se as estratégias investigativas e técnicas de coleta e de análise de dados empregadas nos 86 estudos veiculados em 10 edições do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, realizadas no período 2001-2010. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter revisional que, com emprego da técnica de análise de conteúdo, explorou a totalidade dos textos veiculados na área de EPC no evento supracitado. Quanto às estratégias de pesquisa, constatou-se predominância de estudos do tipo levantamento, seguidos de textos revisionais
da produção científica. Os resultados relativos às técnicas de coleta de dados sinalizaram que houve maior frequência de aplicação de questionários. Com relação às técnicas de análise de dados, ainda que 47 manuscritos (54,6%) tenham sido configurados como de cunho eminentemente quantitativo, predominaram análises sem apoio estatístico ou com base em estatística descritiva, o que é um traço marcante no contorno metodológico da pesquisa na área de EPC. Os achados deste estudo despertam para importantes reflexões acera da produção científica da área temática de EPC. Pressupondo-se que os pesquisadores estejam operando em uma iron cage, os mesmos tendem a transitar confortavelmente nesse ambiente que, por sua vez, mostra-se ontológica e epistemologicamente falho. Essa evidência requer profunda reflexão; visto que a evolução da pesquisa científica em Contabilidade requer um constante exercício de desprendimento, de modo a possibilitar o (re)estabelecimento de parâmetros de qualidade à pesquisa científica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e pesquisa em contabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias investigativas |
pt_BR |
dc.subject |
Técnicas de coleta de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Técnicas de análise de dados |
pt_BR |
dc.title |
Contorno metodológico da produção científica sobre ensino e pesquisa em contabilidade: um olhar epistemológico |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |