Abstract:
Este estudo objetiva analisar o processo de gestão de escritórios de contabilidade,
especificamente a gestão estratégica, a partir de base teórica que abrange atitude empreendedora; conteúdo e desenvolvimento de estratégias; e contexto de referência. Realizouse, em outubro de 2009, um estudo de caso comparativo de dois escritórios de contabilidade estabelecidos em Curitiba (PR), desenvolvendo-se entrevistas semiestruturadas com os proprietários-dirigentes e análise de conteúdo. Identificou-se a ocorrência de diferentes
processos de desenvolvimento de estratégias, sobretudo o incremental e de atitude empreendedora. O conteúdo da estratégia variou de analítico a prospector. O contexto de referência é, principalmente, o local. Percebeu-se que a atitude empreendedora afeta o conteúdo da estratégia; e que aspectos de atitude empreendedora, conteúdo da estratégia e contexto ambiental de referência interagem e influenciam o processo de desenvolvimento de estratégia. No geral, os resultados obtidos corroboram o encontrado na literatura. Todos os aspectos concluídos apontam para a importância de considerar tais fatores contingenciais
(estratégia, ambiente e comportamento empreendedor) para a compreensão do modus
operandi do processo de desenvolvimento da estratégia nas organizações, inclusive as
tipicamente contábeis.
This study aims to examine the management process of accounting offices, specifically
their strategic management, from a theoretical standpoint that broaches the entrepreneurial attitude; content and development of strategies; and reference context. In October 2009, a comparative case study was conducted on two accounting offices in Curitiba (PR), using semi-structured interviews with CEO-managers and a content analysis. The incidence of different strategic development processes, especially the incremental strategy, was identified, as was the entrepreneurial
attitude. The strategy content ranged from the analytical to the prospector. The reference of context is, primarily, the location. It was noted that the entrepreneurial attitude affects the strategy's content; and that the aspects of the entrepreneurial attitude, strategic content, and the environmental context of the reference point interact and influence the strategic development process. In
general, the obtained results corroborate those which were found in literature. All the concluded aspects point to the importance of considering such contingent factors (strategy, environment,
and entrepreneurial behavior) in understanding the modus operandi
of the strategic development process of organizations, including those which are typically related to accounting.