Imagens da justiça e questões de gênero e sexualidade: elementos para a análise do currículo do curso de direito e de sua pedagogia

Leite, Maria Cecilia Lorea; Dias, Renato Duro

Abstract:

Este artigo discute parte dos dados de uma pesquisa sobre imagens da justiça produzidas por estudantes de um curso jurídico, enfocando questões de gênero e sexualidade, com o objetivo de contribuir com elementos para a análise do currículo do curso de Direito e de sua Pedagogia. Estudou-se o currículo do curso e selecionou-se uma imagem produzida por um dos estudantes ingressantes. A metodologia utilizada para a realização do trabalho foi o método documentário, com base, principalmente, em Ralf Bohnsack. Resgatou-se alguns tópicos na perspectiva de elucidar como se conformou a modelagem curricular do curso de Direito até os dias atuais. Abordou-se questões relativas à análise de imagens de justiça, que se entendem relevantes para compreensão do currículo e da pedagogia jurídica, bem como para as questões de gênero e de sexualidade. Ao final, desenvolveu-se uma reflexão sobre a imagem de justiça selecionada, buscando contribuir para a leitura de discursos engendrados no cotidiano, acadêmico e midiático.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • FADIR – Trabalhos apresentados em eventos