Abstract:
Estudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam
os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se
suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco
enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações
livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos
dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se
necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras
para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para
a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente.
This qualitative study aimed to learn nurses’ perceptions of how they experience the main ethical problems
of their day-to-day work and whether the professional training they received in their undergraduate studies has proved
sufficient to meet these problems. Data were collected from March to April 2009 by free observation followed by semistructured
interviews of five nurses at a university hospital intensive care unit (ICU) in Rio Grande do Sul, and were treated
using the technique of qualitative textual analysis. Two categories emerged from the results: the ethical dimension in care
and in professional training. There was found to be a need for undergraduate studies to consider in greater depth the dayto-
day experience of nursing work, so as to strengthen future nurses to exercise the profession. There is a parallel need to
prioritize construction of settings where practicing nurses can think and discuss together with a view to identifying and
building new ways to act ethically.
Estudio de naturaleza cualitativa que objetivó conocer las percepciones de las enfermeras, acerca de como
vivencian los principales problemas éticos del trabajo diario y sí la formación profesional recibida en el pregrado se ha
mostrado suficiente para hacer frente a estos problemas. Los datos fueron recolectados entre marzo y abril de 2009, con
cinco enfermeras en una unidad de cuidados intensivos (UCI) de un hospital universitario de Río Grande do Sul-Brasil, por
medio de observaciones libres, seguidas de entrevista semiestructurada. Se utilizó la técnica de análisis textual cualitativa
en el tratamiento de los datos. Los resultados destacan dos categorías: dimensión ética de la atención y en la formación
profesional. Se ha mostrado necesaria una reflexión más profunda sobre el trabajo diario aun en los estudios de graduación,
fortaleciendo las futuras enfermeras para enfrentar el futuro de la profesión. Al mismo tiempo, es necesario dar prioridad a
la construcción de espacios de reflexión y discusión colectiva de los profesionales actuantes, identificando y construyendo
nuevas formas de actuar éticamente.