Show simple item record

dc.contributor.author Bordignon, Simoní Saraiva
dc.contributor.author Lunardi, Valéria Lerch
dc.contributor.author Dalmolin, Graziele de Lima
dc.contributor.author Tomaschewski, Jamila Geri
dc.contributor.author Lunardi Filho, Wilson Danilo
dc.contributor.author Barlem, Edison Luiz Devos
dc.contributor.author Zacarias, Caroline Ceolin
dc.date.accessioned 2014-07-07T02:26:50Z
dc.date.available 2014-07-07T02:26:50Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation BORDIGNON, Simoni Saraiva et al. Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 94-99, 2011. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v19n1/v19n1a16.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 0104-3552
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4405
dc.description.abstract Estudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente. pt_BR
dc.description.abstract This qualitative study aimed to learn nurses’ perceptions of how they experience the main ethical problems of their day-to-day work and whether the professional training they received in their undergraduate studies has proved sufficient to meet these problems. Data were collected from March to April 2009 by free observation followed by semistructured interviews of five nurses at a university hospital intensive care unit (ICU) in Rio Grande do Sul, and were treated using the technique of qualitative textual analysis. Two categories emerged from the results: the ethical dimension in care and in professional training. There was found to be a need for undergraduate studies to consider in greater depth the dayto- day experience of nursing work, so as to strengthen future nurses to exercise the profession. There is a parallel need to prioritize construction of settings where practicing nurses can think and discuss together with a view to identifying and building new ways to act ethically. pt_BR
dc.description.abstract Estudio de naturaleza cualitativa que objetivó conocer las percepciones de las enfermeras, acerca de como vivencian los principales problemas éticos del trabajo diario y sí la formación profesional recibida en el pregrado se ha mostrado suficiente para hacer frente a estos problemas. Los datos fueron recolectados entre marzo y abril de 2009, con cinco enfermeras en una unidad de cuidados intensivos (UCI) de un hospital universitario de Río Grande do Sul-Brasil, por medio de observaciones libres, seguidas de entrevista semiestructurada. Se utilizó la técnica de análisis textual cualitativa en el tratamiento de los datos. Los resultados destacan dos categorías: dimensión ética de la atención y en la formación profesional. Se ha mostrado necesaria una reflexión más profunda sobre el trabajo diario aun en los estudios de graduación, fortaleciendo las futuras enfermeras para enfrentar el futuro de la profesión. Al mismo tiempo, es necesario dar prioridad a la construcción de espacios de reflexión y discusión colectiva de los profesionales actuantes, identificando y construyendo nuevas formas de actuar éticamente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Ética do cuidado pt_BR
dc.subject Ética em enfermagem pt_BR
dc.subject Graduação em enfermagem pt_BR
dc.subject Ethics of care pt_BR
dc.subject Ethics in nursing pt_BR
dc.subject Undergraduate nursing pt_BR
dc.subject Ética del cuidado pt_BR
dc.subject Ética en enfermería pt_BR
dc.subject Pregrado en enfermería pt_BR
dc.title Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro pt_BR
dc.title.alternative Ethical issues in daily work routine and nursing trainng pt_BR
dc.title.alternative Cuestiones éticas del cotidiano profesional y la formación del enfermero pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record