Show simple item record

dc.contributor.author Moraes, Roque
dc.contributor.author Galiazzi, Maria do Carmo
dc.contributor.author Ramos, Maurivan Güntzel
dc.date.accessioned 2014-08-20T20:52:57Z
dc.date.available 2014-08-20T20:52:57Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan Güntzel. Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva. Indagatio Didactica, v. 5, n. 2, p. 868-883, 2013. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2496/2364>. Acesso em: 30 jul. 2014. pt_BR
dc.identifier.issn 1647-3582
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4462
dc.description.abstract Este artigo mostra a Análise Textual Discursiva, um método de análise de textos, no âmbito de uma disciplina de um Programa de Pós-graduação, apoiada por um ambiente virtual, com vistas à compreensão pelos participantes sobre o processo de aprender. Desse modo, ao mesmo tempo que os participantes se apropriam do método de análise, reconstroem seus saberes sobre o aprender. O artigo apresenta as características da Análise Textual Discursiva por meio de suas características e de como o trabalho foi realizado na disciplina em uma comunidade denominada “aprendentes do aprender” e todo o processo é ilustrado com exemplos das produções de participantes. O processo descrito mostra-se como um modo adequado para o desenvolvimento em pesquisa qualitativa e como ação para a reconstrução do conhecimento sobre algum tema em uma comunidade aprendente. pt_BR
dc.description.abstract This paper shows the Textual Discursive Analysis, a method of analyzing texts, applied in a discipline of a Graduate Program, supported by a virtual environment to understanding the participants about the process of learning. Thus, the participants reconstruct their knowledge about learning during the analysis. The text presents the characteristics of Textual Discursive Analysis through their characteristics and how the work was done in the discipline in a community called “learners of learning” and the whole process is illustrated with examples of the participant’s productions. The procedure is shown as an appropriate way for development in qualitative research and action as to the reconstruction of knowledge about some theme in a learning community. pt_BR
dc.description.abstract En este artículo se muestra el Análisis Textual Discursivo, un método de análisis de textos, dentro de una disciplina de un Programa de Postgrado, con el apoyo de un entorno virtual, con el fin de comprensión por los participantes sobre el proceso de aprendizaje. Así, mientras que los participantes se apropian del método de análisis, ellos hacen la reconstrucción de sus conocimientos sobre el aprendizaje. El artículo presenta las características de los Análisis Textual Discursivo a través de lo modo en que se hizo en la disciplina en una comunidad llamada “aprendientes de lo aprender”. Todo el proceso se ilustra con ejemplos de producciones de los participantes. El proceso descrito se muestra como una forma apropiada para el desarrollo de la investigación cualitativa y como una acción para la reconstrucción del conocimiento sobre algún tema en una comunidad aprendiente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Análise Textual Discursiva pt_BR
dc.subject Metodologias Qualitativas pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Textual Discursive Analysis pt_BR
dc.subject Qualitative Methodologies pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Análisis Textual Discursivo pt_BR
dc.subject Metodologías cualitativas pt_BR
dc.subject Aprendizaje pt_BR
dc.title Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record