Show simple item record

dc.contributor.author Albuquerque, Fernanda Medeiros de
dc.contributor.author Galiazzi, Maria do Carmo
dc.date.accessioned 2014-08-22T20:59:10Z
dc.date.available 2014-08-22T20:59:10Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A formação do professor em rodas de formação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 231, p. 386-398, 2011. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/1742/1609>. Acesso em: 31 jul. 2014. pt_BR
dc.identifier.issn 0034-7183
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4526
dc.description.abstract Para a formação do profissional da educação é essencial que existam momentos de partilhas para tecer uma rede de relações e proporcionar a construção do conhecimento. As Rodas de Formação possibilitam que os educandos exponham suas dificuldades, desafios e conquistas, além de oportunizar a busca em conjunto de estratégias de superação. É objetivo deste artigo apresentar o processo de formação inicial de licenciandos de Química da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no ano de 2009, por meio da sua inserção em Rodas de Formação. Durante o curso, o licenciando é incentivado a escrever suas preocupações com a sala de aula, além de registrar suas ideias, saberes e sugestões, sendo a escrita uma possibilidade de reflexão do seu processo de formação. O espaço de partilha de argumentos e a insistência no exercício da escrita possibilitam uma maior segurança no momento de tomar decisões e reavaliar as decisões tomadas. pt_BR
dc.description.abstract It is essential to share moments in order to build a relation network and build knowledge concerning teachers education. The Education Wheels enable the exposure of difficulties, conquests and obstacles, as well as, the collective search for strategies to overcome them. The goal of the present article is to present the initial education process of Chemistry students of the Rio Grande Federal University who took part in the Pibid Program in 2009 through the Education Wheels. During the course, students are motivated to write down their worries, ideas and share their knowledge and suggestions focusing on classroom; in this sense, the writing activity is a possibility of reflection about their education process. The sharing space and the act of insisting in the writing exercise create a higher level of security in the moment of making and reevaluating decisions. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Teachers education pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.title A formação do professor em rodas de formação pt_BR
dc.title.alternative Teachers education in education wheels pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record