dc.contributor.author |
Corrêa, Luciara Bilhalva |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Luciana Conter de |
|
dc.contributor.author |
Galiazzi, Maria do Carmo |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-22T21:34:20Z |
|
dc.date.available |
2014-08-22T21:34:20Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
CORRÊA, Luciara Bilhalva; OLIVEIRA, Luciana Conter de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A construção da pesquisa na caminhada do mestrado. Ambiente & Educação, v. 12, p. 111-125, 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/809/298>. Acesso em: 31 jul. 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4533 |
|
dc.description.abstract |
Apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção do projeto de
dissertação de um Mestrado. A pesquisa foi realizada a partir de uma proposta da
disciplina Análise Qualitativa de Informações Discursivas do Programa de Pós-
Graduação Mestrado em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal
do Rio Grande – FURG. A pesquisa coletiva foi realizada como princípio
educativo, de maneira que os alunos do Mestrado vivenciaram o processo de
pesquisa qualitativa em várias de suas etapas: entrevista, transcrição, unitarização,
categorização e produção de metatextos. Os resultados apontam para o processo de
construção do objeto de pesquisa nas seguintes etapas: idéia inicial do objeto de
pesquisa; mudança do objeto de pesquisa; construção do objeto de pesquisa
durante período das disciplinas e objeto de pesquisa definido na defesa do projeto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper presents the results of a research on the construction of a thesis project
in a Master’s Program. This research was carried out as a proposal of a discipline
called Qualitative Analysis of Discursive Information in the Master’s Program in Environmental Education at Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS, Brazil. This collective research was carried out as an educational principle, so that the students in the Master’s Program could experiment several steps of the qualitative research process: the interview, the transcription, the unitarization, the categorization, and the production of metatexts. Results show the following phases in the process of constructing the object of research: the first idea of the object of research; the change of the object of research; the construction of the object of research during the discipline; and the object of research defined in the defense of the project. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa qualitativa |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Construção objeto de pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Qualitative research |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Construction of the object of |
pt_BR |
dc.title |
A construção da pesquisa na caminhada do mestrado |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Construction of research in a master’s program |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |