Abstract:
Este trabalho teve como objetivos elaborar e avaliar biscoitos tipo “cookie”
formulados com diferentes concentrações de farelo de trigo ou arroz. Foram
elaborados biscoitos: controle (sem farelo) e adicionados de 10, 20 e 30% de
farelo de arroz, além de 15, 30 e 45% de farelo de trigo. Estes foram avaliados
quanto às características físicas (massa, volume aparente, volume específico,
diâmetro, espessura e fator de expansão), aceitabilidade quanto aos atributos
sensoriais (cor, aparência, aroma, crocância, maciez, mastigabilidade e sabor)
e atitude de compra. As características físicas dos biscoitos formulados com
diferentes farelos assemelharam-se às dos respectivos biscoitos controle. Quanto
aos atributos sensoriais, o biscoito com 20% de farelo de arroz apresentou todos
os atributos iguais ou melhores que o controle, com exceção da mastigabilidade.
Os biscoitos elaborados com farelo de trigo não diferiram entre si em quatro dos
sete atributos estudados, além de se apresentarem melhores em aparência e
cor do que o controle. O biscoito com 15% de farelo de trigo foi o mais crocante.
Quanto à intenção de compra, 32 a 43% e 31 a 46% dos provadores comprariam
os biscoitos elaborados com farelo de trigo e farelo de arroz, respectivamente.
Portanto, os farelos estudados podem ser adicionados em biscoitos (15% de farelo
de trigo e até 20% de farelo de arroz) sem prejuízos às características físicas e
sensoriais destes, com mercado consumidor potencial.
This work aimed at elaborating and evaluating cookies formulated with different concentrations of wheat or rice brans. The cookies were produced substituting 10, 20 and 30% of the wheat flour with rice bran or 15, 30 and 45% of the wheat flour with wheat bran, as well as standard cookies containing no bran. The cookies were evaluated in relation to their physical characteristics (weight, apparent volume, specific volume, diameter, thickness and spread factor), sensory acceptability (color, appearance, flavor, crispiness, softness, chewiness and taste), and purchase attitude. The physical characteristics of the cookies formulated with different brans were similar to the respective standard cookies. As for the sensory attributes, the 20% rice bran cookie presented all the attributes equal or better than the standard cookies, except for chewiness. The cookies elaborated with wheat bran did not differ from each other in four of the seven attributes studied, besides showing better appearance and color than the standard cookies. The
15% wheat bran cookie was the crispiest. In relation to purchase intention, from 32 to 43% and from 31 to 46% of the panelists would buy the cookies elaborated with wheat bran and rice wheat, respectively. Therefore, the brans studied can be added to cookies (15% of wheat bran and up to 20% of rice bran) without altering their physical and sensory characteristics, with a potential consumer market.