Abstract:
The work used a kit Topobo 100 pieces, toy developed at the MIT media lab.
It was proposed the development of robots that carry out certain tasks, such as 'say no'
in one of the activities, referring to typical problems of scheduling algorithms that use
logical operators such as AND, OR and NOT. The activities were held in a public
school in the city of Rio Grande - RS, with children aged between 9 and 10 years who
had never had contact with the toy. The experiments were filmed and subsequently
evaluated by the group in several respects. The motivational aspect that Kit awakened in
children, largely because of the novelty and technological issue that has educational
artifact, is discussed in this article.
O trabalho realizado utilizou um Kit Topobo de 100 peças, brinquedo
desenvolvido no laboratório de mídias do MIT. Foi proposto o desenvolvimentos de
robôs que realizassem determinadas tarefas, como por exemplo ‘dizer não’ em umas das atividades, remetendo a típicos problemas de algoritmos de programação que utilizam operadores lógicos tais como: AND, OR e NOT. As atividades foram realizadas em uma escola pública na cidade de Rio Grande - RS, com crianças de idades entre 9 e 10 anos que nunca tinham tido contato com o brinquedo. Os experimentos foram filmados e posteriormente avaliados em diversos aspectos pelo grupo. O aspecto motivacional que o Kit despertou nas crianças, muito em função da novidade e da questão tecnológica que este artefato educacional possui, é abordado neste artigo.