Show simple item record

dc.contributor.author Santin, Mateus Madail
dc.contributor.author Silva, João Alberto da
dc.contributor.author Botelho, Silvia Silva da Costa
dc.date.accessioned 2015-03-01T23:01:57Z
dc.date.available 2015-03-01T23:01:57Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SANTIN, Mateus Madail; SILVA, João Alberto da; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. TOPOBO: aspectos motivacionais do uso da robótica com crianças. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3, p. 1-11, 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36405/23512>. Acesso em 19 fev. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1679-1916
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4760
dc.description.abstract The work used a kit Topobo 100 pieces, toy developed at the MIT media lab. It was proposed the development of robots that carry out certain tasks, such as 'say no' in one of the activities, referring to typical problems of scheduling algorithms that use logical operators such as AND, OR and NOT. The activities were held in a public school in the city of Rio Grande - RS, with children aged between 9 and 10 years who had never had contact with the toy. The experiments were filmed and subsequently evaluated by the group in several respects. The motivational aspect that Kit awakened in children, largely because of the novelty and technological issue that has educational artifact, is discussed in this article. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho realizado utilizou um Kit Topobo de 100 peças, brinquedo desenvolvido no laboratório de mídias do MIT. Foi proposto o desenvolvimentos de robôs que realizassem determinadas tarefas, como por exemplo ‘dizer não’ em umas das atividades, remetendo a típicos problemas de algoritmos de programação que utilizam operadores lógicos tais como: AND, OR e NOT. As atividades foram realizadas em uma escola pública na cidade de Rio Grande - RS, com crianças de idades entre 9 e 10 anos que nunca tinham tido contato com o brinquedo. Os experimentos foram filmados e posteriormente avaliados em diversos aspectos pelo grupo. O aspecto motivacional que o Kit despertou nas crianças, muito em função da novidade e da questão tecnológica que este artefato educacional possui, é abordado neste artigo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Topobo pt_BR
dc.subject Educational robotics pt_BR
dc.subject Science education pt_BR
dc.subject Robótica educacional pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.title TOPOBO: aspectos motivacionais do uso da robótica com crianças pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record