Abstract:
Vive-se na atualidade numa sociedade reconhecida como a Sociedade da
Informação, em um mundo em que as tecnologias digitais e móveis passam cada vez
mais a fazer parte do cotidiano das pessoas. Diante desse novo cenário, com a finalidade
de promover uma educação mais coerente e contextualizada com essa realidade, o
presente artigo procura apresentar uma breve revisão sobre o paradigma computacional
atual, a aprendizagem móvel e as redes sociais, apresentando a proposta de uma
estratégia didático-pedagógica, denominada como COLMEIAS (Estratégia DidáticoPedagógica
que Interliga as Aprendizagens Móvel, Colaborativa e Significativa), a qual
tem por finalidade facilitar a aprendizagem significativa através da colaboração nas
redes sociais num contexto de mobilidade.
We live today in a society known as the Information Society, in a world
where digital and mobile technologies make increasingly part of everyday life. In this
new context, in order to promote a more coherent education with this reality, this article
presents a brief review of the current computing paradigm, mobile learning and social
networking, presenting an proposed strategy didactic-pedagogic called COLMEIAS,
which aims to facilitate meaningful learning through collaboration in social networks in
the context of mobility.