Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): criando espaços de ensino e aprendizagem

Pinto, Ivete Martins; Botelho, Silvia Silva da Costa

Abstract:

 
Neste artigo apresenta-se o conceito de Ambiente Tecnológico Lúdico de Autoria (ATLA), construído à luz de teóricos como Piaget e Vygotsky, entre outros, a partir da articulação de considerações a respeito do lúdico, jogos e criatividade na construção da proposta de um espaço de aprendizagem. Os ATLA constituem-se em espaços de ensino e aprendizagem que abrangem as vantagens do lúdico, potencializadas pela tecnologia e pela possibilidade de autoria, permitindo a experimentação e a construção do conhecimento de forma desafiadora, criativa e prazerosa. Na proposta dos Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria atentou-se para a necessidade de fornecer conexões individuais e coletivas, permitindo o desenvolvimento de projetos vinculados com a realidade dos alunos e integrando diferentes áreas do conhecimento, mídias digitais e sistemas tecnológicos. Descrevem-se os requisitos de projeto identificados para o desenvolvimento de ATLA, bem como sua arquitetura. Finalmente, são descritas a estrutura e funcionalidades da Plataforma SABERLÂNDIA, ATLA concebido com o objetivo de permitir a autoria de jogos 3D interativos e educativos pelo próprio professor, de acordo com o contexto desejado, permitindo a utilização de recursos tecnológicos, e o jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem. Propicia-se assim, a criação de espaços contextualizados com os objetivos propostos pelo professor, onde o jogador poderá manipular objetos tecnológicos virtuais/reais e realizar experimentações, concretizando idéias e conceitos
 
This work presents the concept of Playful Technological Environments to Authorship (ATLA), based on theorists such as Piaget and Vygotsky, among others, from the articulation of such concepts as playful, games and creativity in the construction of a proposal for a learning space. The ATLA constitute itself into a space for teaching and learning which cover the advantages of playful, potentiated by technology and by the possibility of authorship, allowing experimentation and knowledge building in a challenging, creative and pleasurable way. In the proposal of Playful Technological Environments to Authorship to heed the need to provide individual and collective connections, enabling the development of projects linked to the students’ reality and integrating different areas of knowledge, digital media and technological systems. The designs requirements identified are described to the development of ATLA, as well as its architecture. Finally there are described the structure and functionality of SABERLÂNDIA Platform, ATLA, designed with the purpose of enabling the authorship of interactive and educational 3D games by the teacher, according to the desired context, allowing the use of technological resources, and the game as a teaching and learning tool. Encourages therefore the creation of spaces in context with the objectives proposed by the teacher, where the player can manipulate virtual/real technological objects and perform experiments, concretizing ideas and concepts.
 

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