dc.contributor.author |
Pinto, Ivete Martins |
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dc.contributor.author |
Botelho, Silvia Silva da Costa |
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dc.date.accessioned |
2015-03-06T17:05:06Z |
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dc.date.available |
2015-03-06T17:05:06Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.citation |
PINTO, Ivete Martins; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): criando espaços de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 20, n. 3, 2012. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1393/2114>. Acesso em: 19 fev. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1414-5685 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4773 |
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dc.description.abstract |
Neste artigo apresenta-se o conceito de Ambiente Tecnológico Lúdico de Autoria (ATLA), construído à luz de teóricos como Piaget e Vygotsky, entre outros, a partir da articulação de considerações a respeito do lúdico, jogos e criatividade na construção da proposta de um espaço de aprendizagem. Os ATLA constituem-se em espaços de ensino e aprendizagem que abrangem as vantagens do lúdico, potencializadas pela tecnologia e pela possibilidade de autoria, permitindo a experimentação e a construção do conhecimento de forma desafiadora, criativa e prazerosa. Na proposta dos Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria atentou-se para a necessidade de fornecer conexões individuais e coletivas, permitindo o desenvolvimento de projetos vinculados com a realidade dos alunos e integrando diferentes áreas do conhecimento, mídias digitais e sistemas tecnológicos. Descrevem-se os requisitos de projeto identificados
para o desenvolvimento de ATLA, bem como sua arquitetura. Finalmente, são descritas
a estrutura e funcionalidades da Plataforma SABERLÂNDIA, ATLA concebido com o objetivo de permitir a autoria de jogos 3D interativos e educativos pelo próprio professor, de acordo com o contexto desejado, permitindo a utilização de recursos tecnológicos, e o jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem. Propicia-se assim, a criação de espaços contextualizados com os objetivos propostos pelo professor, onde o jogador poderá manipular objetos tecnológicos virtuais/reais e realizar experimentações, concretizando idéias e conceitos |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work presents the concept of Playful Technological Environments to Authorship (ATLA), based on theorists such as Piaget and Vygotsky, among others, from the articulation of such concepts as playful, games and creativity in the construction of a proposal for a learning space. The ATLA constitute itself into a space for teaching and learning which cover the advantages of
playful, potentiated by technology and by the possibility of authorship, allowing experimentation
and knowledge building in a challenging, creative and pleasurable way. In the proposal of
Playful Technological Environments to Authorship to heed the need to provide individual and
collective connections, enabling the development of projects linked to the students’ reality and
integrating different areas of knowledge, digital media and technological systems. The designs
requirements identified are described to the development of ATLA, as well as its architecture.
Finally there are described the structure and functionality of SABERLÂNDIA Platform, ATLA,
designed with the purpose of enabling the authorship of interactive and educational 3D games
by the teacher, according to the desired context, allowing the use of technological resources,
and the game as a teaching and learning tool. Encourages therefore the creation of spaces in
context with the objectives proposed by the teacher, where the player can manipulate virtual/real
technological objects and perform experiments, concretizing ideas and concepts. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes virtuais de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Autoria |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos eletrônicos computacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual learning environments |
pt_BR |
dc.subject |
Playful |
pt_BR |
dc.subject |
Authorship |
pt_BR |
dc.subject |
Digital learning games |
pt_BR |
dc.title |
Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): criando espaços de ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Playful Technological Environments to Authorship (ATLA): creating spaces for teaching and learning |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
http://dx.doi.org/10.5753/RBIE.2012.20.03.130 |
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