Como as transformações nas estratégias pedagógicas, suas relações imbricadas com o inacabamento e autonomia, promovem o aprendizado do professor?
Abstract:
A partir do pensamento de Paulo Freire buscam‐se os dois extremos norteadores desse estudo. Primeiramente, a educação bancária onde o estudante é visto como indivíduo que nada sabe tornando‐se depósito de conhecimento. Por outro lado, na educação problematizadora compreende‐se a humanização em processo a qual implica a reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá‐lo. A preocupação que se faz presente está em observar nesses espaços as práticas educativas utilizadas pelos professores universitários. Considera‐se a ideia do inacabamento como articuladora do movimento nas relações educativas. O estudo aqui apresentado tem como intuito problematizar as relações educativas como situações gnosiológicas intersubjetivas embasadas na categoria inacabamento, alicerçadas na constituição da autonomia dos sujeitos inseridos nesse contexto, buscando desvelar o significado das relações de aprendizagem dos professores envolvidos. Justifica‐se à realização de uma pesquisa qualitativa com a elaboração de entrevistas individuais seguidas de um estudo etnográfico. Durante a análise elabora‐se a problematização da informação tomando por base categorias as quais permitirão junto ao referencial teórico utilizado sinalizar que o processo exige interação e novos questionamentos.